Coluna de Rafael Oliveira e o Der Krieger, os pioneiros do folk metal em Cotia

Sempre procuro o máximo de influência musical possível, já faz mais de 7 anos que me dedico a acompanhar estilos e gêneros e subgêneros nos mais diversos locais, ouvir cada uma das canções, cada faixa de cada disco seja de uma banda nova ou conhecida, vale a pena dedicar os ouvidos para aprender o que há de melhor nesse mundo.

Temo que nosso país se torne um país tão pobre em conhecimento e cultura e se torne um pária na comunidade estrangeira, tendo visto que apenas 3 gêneros musicais dominam o topo das principais paradas musicais: O Sertanejo, o Gospel e o Funk.

O Sertanejo pois é originário dos “fundões do país”, desde muito tempo com a fusão da música caipira de viola e violão, desde nossos avôs até as novas gerações esse estilo é escutado por inúmeros brasileiros, já o gospel se tornou muito influente pela comunidade evangélica, difundindo o estilo principalmente nos grandes shows e musicais do mundo afora, assim como também o funk originário nos morros cariocas ter se tornado quase uma “start up” ou apenas catapultado uma série de novos MC’s, sempre formando muitos e milhares deles.

Tenho minhas críticas especiais a cada um deste estilos e também respeito por eles, mas sou completamente contra ao fato de sermos limitados a essa cultura musical bem rasa.

Hoje apresento para vocês um estilo um pouco diferente, mas com características da cultura celta, germânica, eslava, ibérica e escandinava. Exatamente o Folk Metal.

O Folk Metal pode ser considerado uma mescla perfeita entre os gêneros do Heavy Metal, mais o Thrash Metal e ainda o Black Metal com raízes do folclore e mitos populares e místicos de países como a Alemanha, Noruega, Finlândia e Irlanda.

Na cidade de Cotia nasceu algo experimental ao Folk Metal com uma banda chamada “Der Krieger”, como de costume já pontuei em outras matérias neste nobre Jornal a respeito de bandas que surgiram com estilo aparentemente cover, mas essa banda tem algo mais característico e não apenas interpretes ou covers.

O nome Der Krieger é tipicamente do alemão e significa “O Guerreiro”, a banda escolheu este nome em razão de muitas de suas influências serem naturais dos povos germânicos, assim como suas batalhas e seus mitos e contos folclóricos.
A banda Der Krieger pode ser considerada até este momento a pioneira do estilo “Folk Metal” na cidade de Cotia, nenhuma banda conhecida protestou a respeito até a saída dessa matéria.

Muitas influências da Banda Der Krieger surgiram de outras bandas de Folk/Viking Metal como: Bathory, Manegarm, Finntroll, Heidevolk, Korpiklaani e Omnia e outras como o Motorhead Amon Amarth, Children of Bodom. Também da música erudita como Sebastian Bach, David Garret e Beethoven.

Mas não foi apenas de outras bandas a influência musical do Der Krieger, assim como a trilha sonora de filmes de características medievais como a saga “O Senhor dos Anéis” são inspiração pelos integrantes do grupo musical.
O grupo Der Krieger é formado hoje por três membros sendo Nash no violão/guitarra e vocais, Gabriel no violino/violão/guitarra e Julian no Cajon e percussões.

Segundo consta um dos integrantes do grupo a banda foi criada da seguinte forma:
[…] “Nós nos reunimos através de um amigo, que deu a ideia de banda, ele conheceu o Nash em uma fogueira através do antigo vocalista (que compôs as primeiras letras do grupo), e nessa fogueira o Nash tocou violão e juntos cantaram, esse amigo gostou e disse que deveriam montar uma banda, mas o som estava vago, então o Nash sugeriu dois amigos que ele tinha, Julian para ficar na percussão e Gabriel nos violinos, o antigo vocal da banda saiu e o Nash assumiu os vocais além do violão/guitarra, assim sendo a formação original, nosso estilo musical é o Folk Metal.”

Os jovens da banda Der Krieger ainda tem em comum o hábito de se vestirem com visual pagão, alguns possuem inclusive ferramentas de características medievais como: machado, horns para beber cerveja, os cortes de cabelos e as simbologias em suas tatuagens.
Tive a oportunidade de ouvir a primeira “DEMO” da banda e fiquei impressionado com a qualidade musical dos jovens rapazes e gostaria de apresentar em primeira mão uma das primeiras singles do estilo Folk produzido em Cotia City.

Acesse os canais de mídia:
https://www.instagram.com/derkriegeroficial/

*Por Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder, Diretor de Assuntos Públicos e Especialista de Bem Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro de Produção e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e Colunista no Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiências e Cultura).