Coluna de Marcos Martinez (professor Marcão): Educação: Tecnologia & Inovação Pedagógica

A ideia de que a educação infantil não pode ser considerada como um momento do processo ensino-aprendizagem é uma concepção equivocada do que é educação escolar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no seu interior apresenta conteúdo curricular inovador e consistente para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sócio emocionais na primeira infância.

O portfólio1 que recebi em minha caixa de mensagem, encaminhado pela Prof.ª Viviane Camargo2, sobre o trabalho pedagógico realizado com seus alunos do maternal no Centro Educacional Dr. Délio Lima Júnior, mostra o quanto um projeto pedagógico planejado com estratégia e objetivação pode apresentar resultados positivos.

O portfólio é um registro das atividades pedagógicas realizadas e, nesse caso, com alunos do maternal. As professoras do Centro Educacional Dr. Délio Lima Júnior inovam ao envolverem os pais no processo de ensino-aprendizagem. O Portfólio Eletrônico possibilita essa aproximação e envolvimento; em tempos de pandemia, abre uma porta de diálogo com a família do aluno.

Os resultados podem ser vistos em cada tema desenvolvido: socialização, identidade, cooperação, cultura e outros. Os temas centrais estabelecem contato com os subtemas: hora da história, dia da água, festas populares e outros. Um trabalho pedagógico desenvolvido respeita o aluno na sua integridade. Clique neste link e conheça o Portfólio Eletrônico: <https://padlet.com/vivicamargo2014/kg85tpnubljpd6qu>.

*Marcos Martinez é escritor e formado em História; atuou na Secretaria da Educação de Cotia de 2000 a 2008. Atualmente presta trabalho na Fundação Gentil, na elaboração e implantação de projetos educacionais para o ensino fundamental. Escreveu os livros Memória & imagem e Hospital de Cotia: um símbolo. Escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora.

1 Portfólio: deve ter bastante informação sobre a interação da criança com as atividades propostas pela professora. É importante relatar seu desenvolvimento em questões como coordenação motora, equilíbrio do corpo, reconhecimento de cores, identificação de letras, entre outros pontos, de acordo com a faixa etária (Google).
2 Professoras titulares do Maternal 1B do Centro Educacional Dr. Délio Lima Júnior: Viviane Camargo e Viviane Bento. Auxiliares de sala: Denise Costas Matias e Whardennya Sena