Lúcio Cândido Rosa: O Espiritismo e o consolador prometido

Caro Leitor!

No livro, A Caminho da Luz, psicografado por Francisco C. Xavier, pelo Espírito Emmanuel, cap. I, temos a informação dada pelos Espíritos, de que há muito tempo atrás, houve no Espaço Sideral, uma reunião entre uma comunidade de Espíritos puros da escala Crística, da qual Jesus fazia parte e foi escolhido, para ser o governador espiritual do nosso planeta.

Tendo recebido essa missão, elaborou junto com os Engenheiros Siderais da Criação, essa morada maravilhosa, na qual todos nós vivemos hoje.

Posteriormente a isso, começou a enviar mensageiros como portadores das Verdades Eternas, para colaborar em nosso crescimento físico e espiritual.

Quando se coloca em prática essas receitas de boa conduta, seremos felizes nesta vida e por toda a eternidade.
Há a possibilidade de termos vivido nos tempos de Abraão, Moises, Buda, ou mesmo entre os grandes Filósofos da antiguidade, pois acreditamos na reencarnação.

Estamos ainda impossibilitados de compreender essas Verdades Eternas, devido a nossa inferioridade espiritual, que nos leva a cometer os mesmos erros o tempo todo.
Uma segunda reunião foi feita no espaço, onde se decidiu nesse exato momento o nascimento do Mestre Divino, para exemplificar tudo aquilo que precisava ser feito por nós naquele tempo e nos dias de hoje para sermos felizes.
Porém, a maioria de nós ainda não consegue compreender a grandiosidade de seus ensinamentos, continuamos na mesma condição, ficando assim distantes mais uma vez da felicidade eterna através da paz interior.

Sabendo o Mestre que não poderia estar conosco até os dias de hoje, disse que rogaria ao Pai, para que enviasse o Consolador, que viria em nome de Dele, para fazer lembrar de coisas que nós já sabíamos (trecho que nos leva a compreender a veracidade da reencarnação), ensinar coisas que não conhecíamos ainda, devido a nossa incapacidade mental de compreender toda a revelação de uma só vez.

Compreendemos que por esse motivo, Cristo não pode ensinar tudo claramente e, desde aquele tempo até os dias de hoje, as mensagens são passadas em doses homeopáticas, para facilitar nossa aprendizagem.

Sendo assim, promoveram uma terceira reunião no Espaço Sideral para o advento da terceira revelação, que não seria personificada em um único indivíduo, mas numa plêiade de Espíritos de Verdade, que o mundo não poderia receber, porque não os vê, nem os conhece.

Dessa forma, ficou a encargo da espiritualidade, consolar todos os seres encarnados em evolução neste planeta.
Esses Espíritos de Luz de ordem Divina, estão espalhados por toda a Terra, colaborando em nome de Jesus, em todos os templos e religiões, tendo várias nomenclaturas como: Espírito Santo, Anjos da guarda, Mentores etc..
Para que todo esse entendimento chegasse até nós, houve uma grande invasão organizada de médiuns sobre a Terra que intermediaram as vozes da Espiritualidade.

…E não se turbe o vosso coração, nem se atemorize….
Estava Jesus nos alertando para que não entrássemos em desequilíbrio, ou tivéssemos medo que essas vozes fossem comparadas a personagens diabólicos que não existem, com o intuito de desviar-nos do caminho da verdade.
Durante quase dois mil anos, alguns emissários de Jesus renasceram com a missão de chamar a Humanidade de volta ao Evangelho, como por exemplo: Francisco de Assis, Lutero, Kardec, Chico Xavier…. Outros vieram, mas se perderam ou tiveram a ação limitada no tempo e no espaço em que atuavam.

No século XIX o pensamento estava mais crítico, a ciência caminhava a passos largos, o Materialismo iniciava um movimento de grande expansão. É nesse momento decisivo em que as promessas do Cristo se cumprem, quando a Humanidade está mais evoluída espiritualmente para assimilar as verdades Eternas, que surge a Doutrina dos Espíritos.
Uma onda de Espíritos invade a Terra, reaviva os ensinamentos do Cristo e os explica de uma forma mais clara, em uma linguagem simples, para que todos que tenham ouvidos de ouvir que ouçam, com os ouvidos da alma, as verdades sobre as coisas do céu e suas relações com as da Terra.

O Espiritismo é o Consolador, na medida em que cumpre as promessas do Cristo, e grita aos deserdados da Terra e a todos que sofrem, a procurar o lenitivo para as suas dores em suas mensagens extraídas do Evangelho, apontando a origem de todos os males da Terra, pelo egoísmo que assola o mundo.

Sendo assim, encontramos nos postulados espíritas, as explicações para os graves problemas da Humanidade, que nenhuma religião ainda conseguiu solucionar.

Muita paz a todos!

* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]