Coluna de Lúcio Cândido Rosa: Em que dia, Jesus nasceu para você?

Se perguntássemos a Maria de Magdala, onde e quando nasceu Jesus, ela responderia que foi em Betânia, quando pela primeira vez ouviu a sua voz, cheia de pureza e santidade, despertando nela um forte desejo de mudar seus hábitos, iniciando uma nova vida, com a qual jamais imaginara.

Analisando essa situação, vamos encontrar em cada um de nós, um pedacinho das ilusões de Maria de Magdala, pois existem determinadas coisas que fazemos, sem perceber que aquilo não nos leva a nada. Se seguirmos os ensinamentos do Cristo, deixando de lado as ilusões que a vida nos proporciona, tais como: a rebeldia, o orgulho, o egoísmo, a vaidade e demais vícios, construiremos um mundo melhor.

Se a Francisco de Assis, fosse feita a mesma pergunta, ele responderia, que o nascimento de Jesus, para ele, foi no dia em que, na praça de Assis decidiu incondicionalmente, se despojar de todos os bens materiais que possuía, para viver somente da fonte inesgotável do amor de Jesus.

É logico que são circunstâncias bem diferentes para todos, nos dias de hoje, pois nenhum de nós está devidamente preparado para nos despojarmos de tudo o que temos, e viver única e exclusivamente em função do Evangelho de Jesus. Necessitamos de todos os bens materiais e de toda a sociedade a nossa volta, para sermos auxiliados em nosso progresso físico, material e espiritual, pois esses são os três pilares de nossa existência aqui na Terra. Deveremos trabalhar em nosso dia a dia o desapego de tudo aquilo que nos faz sofrer.

A mesma pergunta feita a Pedro, nos diria que Jesus nasceu para ele, quando naquela noite, o galo cantou três vezes, e pela terceira vez, ele negou ser um de Seus discípulos. Porém, até ali, ele afirma que estava disperso, mesmo diante dos ensinamentos e propósitos do Mestre em relação a sua vida. Mas, foi naquela hora, que sua consciência despertou para a verdadeira vida, e a partir daí não deixou passar mais nenhuma oportunidade de seguir os conselhos do Mestre, por mais difícil que fosse a situação, para tirar um grande aprendizado.

É uma situação, presente na vida de cada um de nós, pois estamos cansados de negar a Jesus, no nosso dia a dia, das mais diferentes formas, que às vezes até, comprometem toda nossa existência.

Porém, assim como Pedro deixou de lado a falha cometida, e se tornou um de Seus maiores discípulos, podemos seguir seu exemplo, buscando o lado positivo da vida.

Paulo de Tarso, falou que o nascimento de Jesus para ele, foi na Estrada de Damasco quando, envolvido por intensa luz que o cegou após ver ali a figura meiga e serena do Mestre lhe perguntando: – Saulo, Saulo porque me persegues? Disse que foi a partir daí que passou a enxergar um mundo novo em seu íntimo questionando Jesus: – Mestre, que queres que eu faça?

O percurso feito por Paulo, está presente na vida de cada um de nós, em todos os sentidos, porque não são poucas as reflexões que fazemos. E, cada vez que refletimos, sempre fazemos um balanço de nossas vidas. Tomando conhecimento dos erros que cometemos, Jesus aproveita esse momento, para se apresentar como nosso único salvador e nos indicará um novo caminho. Porém, quando isso vier a acontecer, perguntemos a Ele: – Mestre o que devemos fazer?

E finalmente, a essa pergunta feita para Bezerra de Menezes, ele disse que, Jesus nasceu no dia em que descendo as escadas da Federação Espírita Brasileira, um homem se aproximou dizendo – lhe: – Vim devolver-lhe o abraço que me deste em nome de Maria, porque renovei, minha fé e a confiança em Deus.

Foi naquele instante que ele percebeu a misericórdia Divina de Jesus e o seu imenso amor pelas criaturas.

A história se resume no seguinte: Esse homem já bastante sofrido pela vida, sem dinheiro, desempregado e passando necessidade, procurou Bezerra na ânsia de obter alguma ajuda. Ao colocar a mão no bolso, percebendo que não tinha o que lhe oferecer, perguntou: – Acreditas em Maria? Ele disse que sim. E Bezerra lhe falou o seguinte: – Ela me pediu para te dar um Abraço em nome de seu filho Jesus.

Foi nesse momento vivido por ele, que sentiu a imensidão do amor do Mestre, para cada um de nós

Na Maioria das vezes, temos a preocupação de ter muito dinheiro para podermos ajudar, sendo que simplesmente as pessoas só precisam de nosso sorriso, abraço, tolerância, perdão e equilíbrio para se sentirem bem na vida.

Sendo assim ao analisar os erros e os acertos de cada um desses personagens, podemos perceber que em nossa intimidade há resquício de cada um deles.

E para nós, quando Jesus nasceu?

Vamos refletir. E se descobrirmos que ele não nasceu?

Então, procuremos urgentemente fazer com que ele nasça todos os dias, em nossas vidas, e quando isso acontecer, teremos finalmente entendido verdadeiramente o sentido do Natal e encontrado a luz.

Que Ele nasça em nossos corações, e que haja sempre Natal em nossas vidas, para que nunca nos falte a Fé, a Esperança e a Alegria Cristã.

* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]