Coluna de Hélio Ricardo Pedroso: Entretenimento virtual

Desde que a pandemia do coronavírus foi decretada, grandes eventos culturais por todo mundo foram adiados ou cancelados, para evitar aglomerações, fato que causou tristeza e lamentação dos fãs de música e fanáticos por esporte de uma maneira em geral.

Os músicos tiveram então que inovar, buscando através da criatividade e internet, novas formas para entreter seus fãs e também conseguir manter parte de seus rendimentos.

Muitos deles, principalmente aqui no Brasil, partiram para shows as vivo transmitidos pela internet, tendo grande número de visualizações e bons patrocinadores.

A cantora e atriz Lady Gaga, no último sábado, realizou um evento mundial, com apoio da Organização Mundial da Saúde, transmitido além da internet, pelas três principais emissoras americanas, mostrando apresentações de diversos nomes da música, em gravações remotas, como Rolling Stones, Paul McCartney e Eddie Veder do Pearl Jam.

Gostaria de destacar, de maneira ímpar, o que a banda americana tem feito para seus fãs. Em todas as noites de segunda, às 21h (horário de Brasília), em seu canal do YouTube, mostram shows que fizeram nos últimos anos para que espectadores do mundo todo possam ver. Cada show fica disponível por uma semana.

Hoje a banda novamente surpreendeu seus fãs, dessa vez os brasileiros, já que começaria sua turnê nacional em Porto Alegre. Em e-mail enviado e também em suas redes sociais, liberou nas principais plataformas digitais, uma playlist com músicas gravadas em passagens anteriores pelo Brasil.

Vale a pena ouvir algumas das joias que foram liberadas, desde sons da turnê do Black Album do show no Palmeiras, 2 de maio de 1993.
https://metallica.lnk.to/LiveInBrazil?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=200421_brazil

* Hélio Ricardo Pedroso é engenheiro, corintiano, roqueiro, louco por cerveja, futebol, rock e também futebol americano e escreve no Jornal Cotia Agora.