Coluna de Gabriela Uchôa: Resiliência

A rotina acelerada, o stress, as preocupações do dia a dia e o excesso de atividades nos levam cada vez mais ao “colapso”. Quem é que nunca experimentou depois de um dia corrido ou de trabalho intenso, a sensação de esgotamento, de crise? Às vezes o esforço físico nem chegou perto do seu limite, mas o corpo padece como se você tivesse corrido quilômetros, ou o repetido por horas um esforço tremendo.

Isso acontece por obra do grande inimigo do ser humano atual, tão mencionado por aí ultimamente: o cansaço mental.

Não é de hoje que se sabe o quanto poderosa pode ser a mente no controle do nosso corpo. E cada vez mais a medicina, os estudiosos e profissionais de saúde investigam e investem em técnicas que unem as terapias convencionais àquelas que cuidam do bem estar psicológico/ mental/ emocional. Isso significa que, de nada vale se encher de remédios para isso e aquilo, ir ao médico, fazer toneladas de exames, etc.; se a mente não está em paz.

Uma mente não saudável impede-nos de deixar fluir o nosso maior poder: a Resiliência! Poucos sabem sobre ela, mas acredite; todos a possuem! Resiliência nada mais é do que o poder da recuperação!

De acordo com a psicologia, todos nós somos originalmente resilientes, ou seja, possuímos a capacidade e a aptidão para superar as situações de dificuldade ou trauma, inclusive sob condições de pressão e stress. E neste momento, você que já passou ou está passando por uma situação destas, deve estar se perguntando: Então porque parece tão difícil?

O que acontece, é que quando temos um problema pra resolver, por menor que ele seja, tendemos a procurar ajuda ou solução em qualquer lugar, menos em nós mesmos. Muitos acabam buscando anestesia para sua angústia em ansiolíticos, calmantes, antidepressivos, etc. Isso sem falar no abuso do álcool e outros entorpecentes, comportamentos estes, que acabam sendo autodestrutivos e empurram no sentido contrário à resiliência, que; assim como tudo aquilo que não se exercita, enfraquece! Quanto menos usamos nosso poder de enfrentamento, mais nos tornamos frágeis e sujeitos a novos riscos e problemas ainda maiores.

E como é trabalhoso modificar um padrão de funcionamento repetido ha tanto tempo, não é? Pois pode parecer difícil, mas é um exercício que nos permite crescer e ganhar força a cada experiência!

Para que possamos encontrar as ferramentas para o enfrentamento dos problemas e dificuldades que possam surgir, é necessário parar, respirar e voltar o foco para nós mesmos.

Por isso, por mais agitada que sua rotina possa ser, jamais se esqueça de reservar aquele tempo e aquele espaço única e exclusivamente seu. Permita-se um cuidado, um carinho, um presente… Nem que seja uma música, um cheirinho diferente num banho gostoso… Faça disso um hábito e, já que não dá pra fugir da rotina; inclua-o nela!

Pare, relaxe, desligue! Lembre-se que cuidar do equilíbrio e da sua saúde mental vai permitir o exercício da resiliência, contribuindo assim para uma vida mais leve e sem crise!

gabi*Gabriela Uchôa – Psicóloga – Universidade Presbiteriana Mackenzie – Especialista em Dependência Química- GREA/USP – Coordenadora Terapêutica da Sagrada Família Recuperação e Integração Social em Vargem Grande Paulista –SP, instituição referência no tratamento de dependentes químicos. Ela escreve quinzenalmente no Cotia Agora. Contato: [email protected]