Psicóloga Regiane Campos – Raiva: Emoção de transformação ou de destruição?

A raiva é uma emoção que para a maioria de nós é perigosa, pois ela pode destruir relações, fazer perder o emprego e até romper com uma pessoa que gostamos muito. Isso acontece porque ela é intensa e tem muita força. Agora, você sabia que pode usar esta energia para fazer transformações positivas em sua vida?

Eu, o outro e você já sentimos raiva

A raiva é uma emoção facilmente percebida no corpo. O rosto fica vermelho, a testa franzi, fechamos o punho, ficamos bravos, a respiração fica mais acelerada e podemos até mesmo “tremer de raiva”.
Nestas situações é importante saber que um acesso de raiva surge por que algo está nos afrontando e saindo diferente do que esperávamos. Outra coisa valiosa que precisamos ter em mente, é que não podemos deixar a raiva dar a mão para a impulsividade, pois quando elas se juntam geralmente perdemos o controle da situação.

Os resultados da Raiva

É possível identificar a presença da dupla “raiva e impulsividade” em um comentário, uma expressão do corpo e nos casos mais sérios em comportamentos agressivos.
Outro ponto importante, a saber, é que independente do tipo de manifestação, a raiva mal gerenciada traz prejuízos, difíceis de serem apagados em nossa carreira, nos nossos relacionamentos e algumas vezes atingem nossa vida como um todo.

Alternativas para lidar com a Raiva

Como disse, os acessos de raiva surgem quando nossos planos são ameaçados, ou seja, quando um obstáculo surge. Nestes momentos as reações corporais são pilotadas por uma parte do nosso cérebro que gerencia funções vitais e não são controláveis.

A parte boa é que existem 2 comportamentos, que aparecem junto com a raiva, que podem ser controlados e ajudam muito a gerenciar esta energia. Um deles é a respiração e o outro a contração dos músculos. Observe se quando você está com raiva costuma fechar seus punhos. Nesta situação procure soltar toda sua musculatura e respirar profundamente (10 respirações profundas podem ajudar muito).

Outra coisa muito legal é que a raiva é passageira, ou seja ela chega junto com algo inesperado só que nosso cérebro mobiliza rapidamente energia para alterar a situação.

Intolerância: Assusta pensar, mas é preciso falar!

A intolerância que hoje vemos surgir em muitas situações do dia a dia, que tem nos causado medo e nos inibido de fazer coisas que poderiam ser prazerosas para nós; tem haver com a potencialização da raiva e o seu descontrole.
Agora o que estimula o mecanismo da tolerância a ficar tão baixo?
Nosso atual estilo de vida, por si só, já nos causa irritação e suscita a raiva. Não nos satisfazemos com o que estamos vivendo, pois não vemos o tempo passar, não encontramos meios de curtir as pequenas alegrias e alimentar momentos de calma e tranquilidade.

Como utilizar a Raiva em nosso benefício?

A prática de cultivar a calma em alguns períodos do dia, de pensar sobre o que faremos antes de dar respostas, sem precisar ligar o piloto automático sempre; nos gera energia para lidar com os contratempos e com o outro. Isto faz parte do ato de buscar harmonia que contribui para uma melhor qualidade de vida emocional.
Estas atitudes, que pode começar de forma discreta, estimulam nossa capacidade de pensar de forma criativa e racional quando vivermos uma situação indesejada e nos ajudam a promover mudanças verdadeiras, satisfatórias e sustentáveis em nossa vida.

*Regiane Campos – CRP 06/58579 – Psicóloga Clínica e Consultora Executiva, escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora – Telefone: 9-9003-3346
Instagram: https://www.instagram.com/regianecamposgestaoemocional/
Youtube: https://youtu.be/_APC9CAiFBE
Facebook: https://www.facebook.com/pg/regianecamposgestaoemocional/
email: [email protected]
Consultório 1: Rua Vaticano – Cotia, próximo ao retorno do Km 26 da Raposo Tavares e do Assaí Cotia na Estrada do Embú e Consultório 2: Rua Arão Adler – Jaguaré , atrás do Shopping Continental – Osasco