Psicóloga Regiane Campos: Conhecer o ciclo das emoções ajuda a viver melhor a vida

Você já parou para pensar que existem 2 emoções que parecem estar disputando o tempo todo nossa atenção? Pois é estamos falando da alegria e da tristeza.

A alegria é uma emoção muito desejada por todos nós pois, nos leva à felicidade. Nos impulsiona para a ação e para seguir em frente além de despertar o desejo de mostrar para o mundo o que temos de melhor.

Já a tristeza é uma emoção dolorosa, que ninguém gosta de sentir. Quando ela aparece dá até vontade de passar despercebido pelas pessoas e situações. Sabe por que? É porque ela geralmente aparece quando temos uma perda, que pode ser de alguém ou de algo como um emprego, um amor enfim; uma coisa valorosa e importante para nós.

Outro ponto que faz com que estas emoções sejam percebidas como opostas é que aprendemos, desde pequenos, que é bom e precisamos estar felizes o tempo todo e que não podemos ficar tristes.

Alegria sempre, tristeza nunca é assim que devemos viver?

Como disse a pouco, a ideia de que precisamos levar a viver buscando sempre as sensações agradáveis nos gera necessidades como ter um carro potente, uma TV smart com comando de voz e muitas polegadas, um celular de última geração; fazer mega viagens por vários países em um “corpo perfeito”.

É ruim ter estas coisas? Não. O que é importante pensar é: “Estamos buscando a felicidade apenas nas grandes alegrias?”
Quer dizer que não consigo ser feliz o tempo todo? Como vou fazer com esta tristeza que estou sentindo? É fato que cruzar com a tristeza nem sempre é uma escolha, pois a vida tem seus momentos de insatisfação que geralmente acontecem, quando temos adversidades, nos deparamos com nossa fragilidade, somos frustrados (pois é comum criarmos expectativas sobre coisas e pessoas), recebemos um “não” da vida ou perdemos “o controle” de algo.

É importante saber, que mesmo quando temos a prática de alimentar sentimentos positivos esta emoção será vivida, por todos nós.

Emoções são cíclicas e por isso elas vão e vem

Saber que o que estamos sentindo, por mais doloroso ou prazeroso que seja, “não é para sempre”, auxilia a aceitar e buscar maneiras de passar pela falta de alegria ou pelo desconforto que a tristeza traz.
Como seres humanos, temos a tendência de lembrar mais das experiências tristes do que das alegres, mas, isto não significa que as pequenas alegrias não existiram em nossa trajetória e que podemos acessar as sensações vividas a qualquer momento.

Aprendendo a acessar todos os lados das Emoções

Quando conhecemos e aprendemos a utilizar em nosso benefício as emoções, ganhamos qualidade de vida e bem estar. Como viver o lado bom das emoções, seguem dicas preciosas para trabalhar a saúde mental:

– Para aproveitar a alegria desacelere No mundo atual acessamos muitas informações, veja por exemplo o Whatsapp: aplicativo útil entretanto, vem causando sofrimento nos seus usuários. Isto acontece pois a ideia que muitos têm é que devemos responder as mensagens automaticamente ou seja, no exato momento em que elas chegam.

Tecnologia foi criada para conectar, ajudar e não para gerar sofrimento. Reflita como você pode desligar o piloto automático. Já com relação as respostas no Whatsapp, pensar antes de responder gera respostas mais completas.

– Aprenda a contemplar Pequenas Alegrias Pequenas alegrias são situações que acontecem com relativa frequência em nossa vida, sem precisar de ser “Grandes Eventos”. São acontecimentos rotineiros onde eu posso sentir satisfação. Sabe quando abro a porta de manhã e vejo o dia lindo? Ou aquele comentário tímido, mas amoroso do meu parceiro? Lembra do último café ou chopinho que você tomou com satisfação? Estes são alguns exemplos de pequenas alegrias.

E não é blá, blá, blá não! Tenho visto muita gente que saiu do piloto automático se encantando com pequenas e constantes alegrias no seu dia a dia.
Para fechar, o exercício das pequenas alegrias ajuda nosso cérebro a liberar substâncias que manterão por mais tempo a sensação de felicidade e bem estar em nós.

A memória das pequenas alegrias pode ajudar a passar pelas tristezas da vida

Já quando estamos diante de uma fase triste podemos compreender que mesmo sendo assustador saber que viveremos esta emoção, ainda assim temos a possibilidade de enxergar as sensações boas da nossa vida e saber que podemos voltar a vivê-las.

Por isso o cultivo das pequenas alegrias ajuda a passar pelos momentos tristes, uma vez que nossas memórias ficam disponíveis e podem ser acessadas a qualquer momento. E isso auxilia a passar pelos dolorosos processos de perda e luto.

Conhecer-se e Conhecer as Emoções, um caminho para a cura e realização

O desconhecimento sobre nossas emoções leva ao desequilíbrio, sofrimento e doença.
Ouço pessoas dizerem que estão tentando controlar suas emoções. Emoções não pode ficar guardadas ou escondidas, elas precisam ser ouvidas e, assim tornarem-se nossas parceiras. Afinal, elas são partes nossas que se manifestam, independente da nossa vontade.

Sem equilíbrio elas se tornam ansiedade, ataques de pânico, depressão; já ao contrário elas se transformam em criatividade, energia, endorfina e vontade de viver.

E você como tem cuidado das suas emoções?

* Regiane Campos – CRP 06/ 58579 – Psicóloga Clínica e Consultora Executiva escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Telefone: 11 9-9003-3346
Site: http://www.harmonizegestaoemocional.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/regianecamposgestaoemocional/
Youtube: http://bit.ly/regianecamposgestaoemocional
Facebook: https://www.facebook.com/pg/regianecamposgestaoemocional/
email: [email protected]
É certificada pelo Conselho Federal de Psicologia para realizar atendimentos online.
Consultório 1: Estrada Basiléia, 91 Granja Viana – Cotia , próximo ao Habib’s, no início da Avenida São Camilo,
Consultório 2: Rua Arão Adler – Jaguaré , atrás do Shopping Continental e do Terminal de ônibus Vila Yara e
Consultório 3: Av Álvaro Ramos – Belenzinho, ao lado da estação de Metrô Belém.