Psicóloga Nivea Guterres: Você sabe o que é a síndrome do pânico?

Esta condição costuma acontecer mais em mulheres a aparece no começo da vida adulta. Síndrome do pânico, é uma condição caracterizada por crises abruptas e inesperadas de medo e desespero de maneira recorrente e regular.

Os sinais mais aparentes são coração disparado, falta de ar e suor abundante, levando muitos pacientes a confundirem o ataque com um ataque cardíaco. É importante ressaltar que ansiedade é uma parte natural da vida e até saudável. Este transtorno, no entanto, é caracterizado pela forma abrupta e recorrente com que acontece. Apesar de serem assustadores e intensos, eles não são perigosos.

Os sintomas variam de acordo com a pessoa, mas eles são, em grande parte: Náusea, Sudorese, Tremores, Dificuldade de respirar, Tontura, Formigamento, Sensação de morte iminente, Palpitações Geralmente é considerada uma combinação de fatores físicos e psicológicos. Genéticos, Eventos traumáticos, Estresse, Temperamento sensível ou suscetível a emoções negativas, Mudanças na função cerebral.

Ataques de pânico podem começar subitamente e sem aviso, mas com o tempo percebe-se que eles são engatilhados por certas situações. Identificar os gatilhos pode ajudar no tratamento e redução dos ataques. Não existe uma cura, o objetivo é reduzir o número de ataques e diminuir sua severidade. Para isso, a recomendação envolve acompanhamento psicológico e medicação.

É muito importante procurar ajuda médica assim que possível. Como é difícil determinar a duração dos ataques, encontre um lugar seguro em que você possa ficar sozinho. Se você estiver dirigindo, encoste o carro em uma área segura. O primeiro ataque de pânico é o mais assustador, pois a pessoa não sabe o que está acontecendo no momento. No entanto, conforme eles se repetem, você passa a aprender como controlá-los melhor. Por isso, não resista ao ataque, isso pode agravá-lo e aumentar a ansiedade e o pânico. Por isso, assegure-se que o ataque não apresenta uma ameaça para sua vida e que ele irá passar.

Alguns especialistas indicam ter um mantra pessoal que possa confortar a pessoa no momento do ataque. Frases como “vou ficar bem” “vai passar” são muito usadas. Durante um episódio de pânico a mente tem a tendência de ser carregada de pensamentos e sensações assustadores. Concentre o seu foco em algo, isso divergirá sua atenção dos pensamentos e ajudará a acalmar sua respiração. Foque no tempo passando em seu relógio, a respiração do seu animal, dite os números da tabuada do sete… ou o que for melhor para você.

É um instinto acelerar a respiração em momentos de pânico. Tente focar nela. Pode parecer que seu pulmão não é capaz de suportar oxigênio, mas respirar rápido demais pode agravar a situação. Respire profunda e lentamente e conte até três em cada respiração. Procure ajuda…… …….

*A psicóloga clínica Nivea B Guterres (CRP- 06/127300) escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. www.niveaguterres.com.br – Telefone: 9-7372-1087 – facebook – Consultório de psicologia Nivea Guterres