Psicóloga Nivea Guterres: Ansiedade de relacionamento é uma das razões porque não temos relacionamentos felizes

Sabemos que a ansiedade de relacionamento pode ser algo com que estamos lutando. Mas é provável que as vezes não saibamos muito sobre isso.

Vamos descrever aqui o que é a ansiedade de relacionamento que nos impede de ter um vínculo saudável e gratificante com outra pessoa. Se você sofre de ansiedade de relacionamento, é importante ter consciência disso. Sem ter uma autoconsciência, nós não conseguiremos nos comprometer com alguém e nossos relacionamentos serão de curta duração. Então vamos lá: o que é ansiedade de relacionamento; se os pais não proporcionaram a criança o amor e o cuidado que ela precisava, ela cresceu confusa e insegura e se ambos os pais estavam lidando com seus próprios problemas de saúde mental e não foram capazes de atender às necessidades dos seus filhos, essas crianças assumiram a falsa crença de que são indignas de amor, apoio e cuidado.

Além de se sentirem indignas e inseguras, elas também podem ter dificuldade em confiar nas pessoas. Elas crescem esperando que os outros as machuquem ou ultrapassem os limites como seus próprios pais fizeram. Se as pessoas evitam conflitos e distanciam-se dos que amam quando deveriam ser íntimas, provavelmente é por que sofrem de ansiedade em um relacionamento.

Quais as a causas da ansiedade no relacionamento essa ansiedade se manifesta através de comportamentos de apego e existem tipos de comportamento de apego;

1- Apego- Seguro
Sabemos que pessoas que foram seguras e confortáveis por sua mãe quando crianças teria um apego seguro com os outros e suas as necessidades são atendidas assim que fossem expressas. Então, elas sentiram o reconhecimento de seus pais por serem quem eram enquanto estavam crescendo. Este reconhecimento criou uma segurança e conforto interior sobre quem são. Nos relacionamentos amorosos sentem-se seguras e confiam que a outra pessoa estará presente em tempos de necessidade. Elas reconhecem a individualidade e a independência de seus parceiros, mas, ao mesmo tempo, conseguem dizer, ” preciso que você me busque no trabalho”, sem sentirem qualquer sentimento ruim.

2- Apego ansioso- preocupado
Nesse caso as pessoas foram levadas acreditar que suas necessidades quando crianças não eram importantes. Sempre que estavam com raiva ou magoadas, a mãe se afastasse dela em vez de confortá-las. Isso faz com que ela se sentasse insegura ao crescer. Nunca foram ensinadas a lidar com as emoções, o que jogava no ciclo de luta ou fuga. Quando a criança aprende que as emoções não importam fica com medo delas. Assim quando essas pessoas são atingidas por uma onda de raiva e não sabem como expressá-la ou comunicá-las as outras pessoas, elas acumulam dentro de si. Isso as leva um sentimento avassalador de ansiedade porque a mente pensa que está tentando escapar de uma emoção muito perigosa.

3- Apego orgulhoso- esquivo
O que seria; uma pessoa que tem um estilo de apego orgulhoso esquivo, poderá estar emocionalmente indisponível. As pessoas desta categoria negam a importância de seus entes queridos e fazem com que se sintam mal-amados ignorando-os. Eles também ignoram conflitos como se não fosse essencial para o crescimento do relacionamento.

4- Apego temeroso esquivo
São aqueles apegos que têm um estilo de apego temeroso esquivo e estão sempre presos a sentimentos ambivalentes: Estes anseiam por um amor e atenção dos seus namorados mas tem medo de deixá-los chegarem perto demais. Eles certamente desejam seus parceiros, mas tem medo de intimidade em demasia. Os mesmos acham que estar perto demais pode consumi-los e acabarem despontados e feridos. Evitam sentimentos, pensamentos e problemas de relacionamento é assim o que fazem. Você deve saber que existe maneiras de gerenciar esses sentimentos esmagadores. Vamos lá, como superar a ansiedade de relacionamento e criar relacionamentos felizes…

Assim, mesmo que você fique desapontado com alguém que você ama e confia, você pode superar isso. Não é o fim do mundo se o seu parceiro fizer algo doloroso. Você sobreviver.

Você pode melhorar sua ansiedade no relacionamento e ainda cultivar a felicidade e a satisfação!

*A psicóloga clínica Nivea B Guterres (CRP- 06/127300) escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. www.niveaguterres.com.br – Telefone: 9-7372-1087 – facebook – Consultório de psicologia Nivea Guterres