Psicóloga Nivea Guterres: “A Mulher e a dor da separação”

É muito comum nós mulheres, após uma separação, lembrarmos muito mais dos momentos bons e esquecermos das causas que fizeram o relacionamento não mais existir.

Depois de analisar alguns fatos, obter algumas respostas, algumas mulheres podem chegar à conclusão que é melhor voltar a um passado infeliz, mas seguro, do que enfrentar um futuro incerto, apesar de quase sempre, muito melhor.

Sabe aquela vozinha que fica no início da separação, essa voz que lhe diz para ligar, procurá-lo, passar por cima de suas mágoas e sentimentos, fazendo-a olhar esse passado com lágrimas nos olhos, pode estar apenas representando seu medo de acreditar em si mesma e ser capaz de superar essa dor.

Sim, medo do novo, da mudança. Separar-se, não significa não haver mais nenhuma possibilidade de voltar atrás e reconciliar-se. Significa simplesmente que, por enquanto, a relação acabou e esta é a única certeza que possui. Algumas vezes acontece que, depois de uma separação, o casal volte a unir-se, superando as dificuldades e acima de tudo, aprendendo com cada uma delas.

Se haviam brigas constantes, desentendimentos, tristeza, a separação não deveria ser vivida como uma sensação de alívio?

Então? E se em lugar do alívio, existe a angústia. Será que isso indica que houve um engano? Mesmo que a relação não estivesse sendo como gostaria, agora falta uma parte de si mesma que sentia como se existisse dentro de você e que foi embora, não há mais um ponto de referência que o outro proporcionava. Houve a quebra de vínculos profundos, e quanto mais longa foi a relação e mais intimamente os momentos eram partilhados, mais intensa parece ser a falta que faz.

Mesmo quando havia sofrimento durante o relacionamento, infelizmente é muito difícil existir uma separação sem dor. Parece ser difícil passar desapercebido esse momento. Os sentimentos que antes era possível disfarçar, agora parecem ficar mais expostos como nunca. Quando esse vínculo é rompido, é necessário um trabalho interior que requer uma enorme quantidade de energia psíquica para recuperar o equilíbrio perdido, tanto que psiquicamente, passamos por um período de luto e cada um tem seu tempo para se recuperar.

Nós mulheres sentimos culpa, por estar vivendo o fim de uma relação e muitas vezes este sentimento pode nos fazer querer voltar para refazer o que não fizemos. Algumas mulheres tendem a voltar devido a um sentimento de inferioridade, baixa autoestima, por não ter sido capaz de manter a relação. Outras tendem a agir ao contrário, não se responsabilizando por nada do que ocorreu. Nem sempre a busca por culpados é o melhor caminho, é melhor entender o que aconteceu, evitando apontar o dedo para quem quer que seja. Ter uma visão clara do que ocorreu não é uma conquista imediata e para que as primeiras reações emotivas possam ser compreendidas leva algum tempo.

Não é possível determinar quanto tempo, pois cada pessoa reage de maneira diferente, principalmente devido ao seu histórico de vida. Mulheres, seja o que for que estejam sentindo nesse momento, saiba ser compreensiva consigo mesma como seria com alguém que lhe pedisse colo. Dê a si mesma, carinho, atenção e ouça cada um de seus sentimentos, sem desprezá-los ou ignorá-los, para que aos poucos comece a reconstruir esses sentimentos que pensava nunca mais sentir. Se achar está muito difícil enfrentar esta situação, procure ajuda psicológica. Você merece ser feliz sempre.

*A Psicóloga Clínica Nivea B Guterres (CRP- 06/127300) escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. www.niveaguterres.com.br – Telefone: (11) 9-7372-1087 – Facebook: Consultório de psicologia Nivea Guterres