Psicóloga Fernanda Piva: Transtorno Bipolar

Segundo Berk (2011) o Transtorno Bipolar (TB), implica muito mais que alterações de humor se caracterizam por episódios onde o pensamento, as emoções e o comportamento de uma pessoa alteram visivelmente durante um período significativo, o que afeta consideravelmente a qualidade de vida de quem possui o transtorno. Acometendo prejuízos também para os que vivem à sua volta, como familiares e amigos.

Além de períodos de depressão, a pessoa apresenta fases de euforia intensa, conhecidas por mania. Apesar de haver muitas variações entre os padrões de humor e sua gravidade, os pacientes normalmente passam por períodos de mania, hipomania e episódios de depressão maior.

Eles também podem sofrer de sintomas psicóticos quando se encontram em um estado de mania ou depressão.
É uma patologia que atinge não somente o indivíduo, mas também sua família e as pessoas que estão à sua volta.

Apesar de não haver uma única causa documentada ou cura conhecida para essa doença, medicamentos e terapias podem ajudar a controlar os sintomas, pois sem tratamento o transtorno pode piorar com os episódios de mania e depressão ficando cada vez mais frequentes e intensos, podendo levar até mesmo a morte por suicídio.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.