Psicóloga Fernanda Piva: Pessoas tóxicas

Infelizmente pode acontecer dos pais, ou familiares que convivem diariamente serem tóxicos e esse é um assunto delicado porque envolve pessoas que deveriam proteger, cuidar e transmitir segurança para a criança.

Quando se é adulto, fica mais fácil entender e se afastar, mais e quando se trata de crianças que dependem e confiam nesses adultos? Que muitas vezes enxergam esses abusos físicos e psicológicos como normal, porque vem daqueles, que na teoria deveriam ser o exemplo?

Normalmente, pessoas tóxicas não enxergam as outras como indivíduo.  Não se comprometem, não assumem a responsabilidade pelos seus comportamentos, nem pedem desculpas.

Os pais tóxicos podem prejudicar os filhos ao ponto de impedirem o seu crescimento, desenvolvimento, a autonomia e independência. Quando crescemos com pais disfuncionais, podemos não reconhecê-los como tal. Tudo parece normal.

Podemos estar em negação e não perceber que fomos maltratados emocionalmente, principalmente, quando as nossas necessidades materiais foram satisfeitas.

Vítimas desses familiares podem se sentir confusos com relação aos sentimentos, se sentir incapaz, apresentar baixa autoestima, tristeza, isolamento, depressão entre outros.

Se você vive uma situação parecida busque seu autoconhecimento para lidar com essas emoções.

Agende já sua sessão online ou presencial através do WhatsApp 9-9738-3350. https://www.instagram.com/p/B9AGjXIhjQr/?igshid=1lfftsdjpvs49

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] – Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta..