Psicóloga Fernanda Piva: Os efeitos da pandemia nas crianças e adolescentes

Atualmente a vida de todos está sendo afetada pela pandemia, inclusive das crianças e adolescentes principalmente no que se refere à rotina escolar.

Todos os pais, professores e alunos estão tentando se adaptar ao novo sistema de ensino. Porém temos que tomar muito cuidado e respeitar o tempo dos jovens nessa questão do aprendizado.

Em primeiro lugar, devemos pensar na saúde emocional e não no que estão aprendendo ou deixando de aprender. Aprender é muito importante mas nesse momento não é tudo.

Os educadores, também estão se ajustando a esse novo formato e não devem ser cobrados e exigidos ao extremo. Os pais principalmente. Está todo mundo se reinventando nesse momento, cada um da sua forma.

Os pais não devem se sentir na obrigação de ensinar, vejo muitos pais perfeccionistas e exigentes cobrando de forma exagerada os filhos, ou comparando com outras crianças, dessa forma, acaba adoecendo os pais e os filhos, afinal, cada um tem o seu jeitinho de ser, de aprender e de encarar a situação.

Vejo crianças e adolescentes tendo crises de ansiedade, muitas vezes por ter que falar por vídeo ou com tantas tarefas que algumas escolas estão enviando, muitas vezes tarefas que eles nem tiveram tempo de aprender direito.

Os pais estão tentando se adaptar para trabalhar home office, administrando os conflitos do lar com as novas rotinas, cuidando dos filhos e cuidando da casa, muitas vezes se encontram sem paciência para ensinar ou cobram, o que muitas vezes o filho nem aprendeu direito, ou são matérias que eles mesmo, já nem se lembram, e isso acaba gerando um estresse.

São várias as situações, vamos com calma, vamos respeitar o tempo de cada um e não exigir tanto dos outros nesse momento e nem se cobrar tanto.

Vamos fazer o que está ao nosso alcance da melhor forma possível, sem deixar que isso te adoeça e transforme seus dias em um fardo mais pesado para carregar.

Que nesse período conturbado, fique mais registros felizes do que tristes para os jovens se lembrar no futuro.

Divide com a gente como está sendo para você esse período?

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] – https://www.instagram.com/p/B9AGjXIhjQr/?igshid=1lfftsdjpvs49 Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta…