Psicóloga Fernanda Piva: O apego exagerado da maternidade

A maternidade é uma das realizações mais importantes na vida de uma mulher, mas também uma tarefa árdua de dedicação e doação ao próximo.

A relação de apego estabelecida entre a mãe e o filho, principalmente nos três primeiros anos da criança, é fundamental para transmitir segurança na vida do filho, além de que vai auxiliar na formação da identidade e estimula o desenvolvimento de relações afetivas saudáveis.

E quando as emoções maternas são tão intensas que se tornam perturbadoras e, muitas mães, acabam estressadas e deprimidas por não aceitar a necessidade de afastar-se de seus filhos?

As vezes sem perceber ou sem ser intencional, o sentimento aparece de forma tão exacerbada, que algumas mães transformam o vínculo com os filhos em apego exagerado.

Acaba sendo muito cansativo, pois a mulher vira escrava da maternidade, e começa a achar que ninguém mais será capaz de cuidar da criança como ela faz.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.