Psicóloga Fernanda Piva: Filhos (Presentes x Presença)

Dia das crianças chegando e já começamos a ver as movimentações da mídia em nos induzir ao exagerado consumismo.

Nossas crianças estão cada dia mais solitárias, apesar de rodeada de pessoas.

Nossa vida é corrida, muitos tem pouco tempo para os filhos e quando chegam do serviço, estão exaustos e muitas vezes sem paciência.

Muitas vezes, enchem os filhos de presentes, como se esses presentes, fossem capazes o suficiente de preencher o vazio deixado pela falta da presença física. As crianças precisam da nossa presença, mesmo que pouca, que seja de qualidade.

Infelizmente, atualmente, a tecnologia que veio para ajudar, também está destruindo os relacionamentos. Quem está perto, fica distante, e quem está longe, acaba se aproximando.

Os relacionamentos reais se tornaram frios. Quando estiver com seu filho, mesmo que por pouco tempo, se desligue, do celular, e dos problemas que rondam sua mente, se permita fazer esse exercício.

Curta com ele, o máximo que puder, sem pressa desse momento acabar. Ele só será criança uma vez e esse momento jamais voltará. Não permita que o consumismo também tome conta da cabeça do seu filho.

Substitua ficar no celular, redes sociais, ou dar presentes caros, por uma hora inteira brincando com seu filho, rindo, correndo, soltando pipa, jogando bola, se conectando com ele. Presente não é tudo, mas sim a presença.

Planeje um dia das crianças divertido, intenso, e pode estar certo de que esse dia será para sempre lembrado pelo seus filhos. Viva sempre com eles como se fosse o melhor dia da vida de vocês, porque….

“Não é sobre tudo que o seu dinheiro

É capaz de comprar

E sim sobre cada momento

Sorriso a se compartilhar

Também não é sobre correr

Contra o tempo pra ter sempre mais

Porque quando menos se espera

A vida já ficou pra trás

Segura teu filho no colo

Sorria e abrace teus pais

Enquanto estão aqui

Que a vida é trem-bala, parceiro

E a gente é só passageiro prestes a partir

*Trecho final retirado da música Trem Bala – Ana Vilela

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] Consultório na Rua dos Manacás, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.