Psicóloga Fernanda Piva fala dos meninos resgatados na caverna da Tailândia e o transtorno de estresse pós traumático.

Nessa semana, um dos assuntos mais comentados, foi sobre o resgate dos 12 meninos e do técnico de futebol que ficaram presos em uma caverna na Tailândia por 17 dias.

Como um milagre, esse grupo, resistiu aos dias, sendo positivos e otimistas, confiantes que sairiam de lá ilesos, o que facilitou inclusive no processo de resgate.
O técnico, um monge, foi fundamental para manter o equilíbrio da equipe, utilizando técnicas de meditação, apesar de naquele momento, o medo, a fome, a saudade, a incerteza de um final e tantos outros sentimentos, tomavam conta deles.

E depois??  O resgate foi bem sucedido, embora uma vida se perdeu, mas o objetivo de tirar a equipe de lá foi concluído. Eles estão fora da caverna, em processo de recuperação e, em breve, se Deus quiser, vão estar recuperados. E psicologicamente, o que esses dias presos nessa caverna, pode causar para eles?  Eles podem vir a sofrer de transtorno de estresse pós traumático, assim como situações, que nós estamos sujeitos a passar, como quando ocorrem catástrofes ou alguma tragédia.

O transtorno de estresse pós traumático é um tipo de distúrbio de ansiedade caracterizado por sinais psíquicos, emocionais e físicos.  Segundo as pesquisas, entre 15 e 20% das pessoas que, de alguma forma, estiveram envolvidas em casos de violência urbana, agressão física, abuso, assalto, sequestro entre outras catástrofes naturais ou provocadas, desenvolvem esse tipo de transtorno.
No entanto, a maioria só costuma procurar ajuda uns dois anos depois das primeiras crises. Quem passa por uma situação muito traumática, costuma contar, que ao se lembrar do fato, as dores e os sentimentos que sente durante essa lembrança, é o mesmo do momento em que viveu o trauma.

Sentimento de reviver novamente aquele momento.  É comum também sofrer pesadelos com frequência, afastar-se de situações que lembre o momento, por exemplo, no caso desses meninos, no futuro podem vir a não tolerar lugares fechados ou escuros, em virtude dos dias confinados.

Entre tantos outros sintomas, que podem afetar, desde tarefas simples do dia a dia como as mais complexas.
Nesse momento é fundamental a psicoterapia, no caso deles, é ate ideal que se estenda para os familiares e até a equipe envolvida, por toda carga emocional que viveram durante esses dias.

No caso de um estresse pós traumático, a psicoterapia tem o objetivo de diminuir os sintomas apresentados pelo paciente, assim como entender os motivos e eventos que trazem a tona essas lembranças negativas e amenizar o impacto na vida dessas pessoas.

Nesse momento também é fundamental, o apoio dos amigos, familiares, o acolhimento de modo geral.
Na psicoterapia, o paciente vai aprendendo a relaxar a mente e a entender o que acontece com ele no momento em que revive o trauma pelo qual passou e dessa forma lidar melhor com cada uma das suas manifestações.

Se você se identificou com o transtorno, busque ajuda especializada. Cuide de você e de sua saúde mental!

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] Consultório na Rua dos Manacás, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.