Psicóloga Fernanda Piva: Entenda um pouco sobre a Síndrome do Pânico

A síndrome do pânico é um transtorno de ansiedade caracterizado por crises ou ataques de pânico repentinos e sem razão aparente.
Trata-se de uma sensação de medo tão intensa que pode acarretar em sintomas físicos, como taquicardia e falta de ar. Muitos pacientes, durante os ataques, confundem os sintomas físicos com uma doença física, como um ataque cardíaco ou um AVC.
Chegam até a procurar pronto socorro, onde nem sempre existem profissionais capacitados para diagnosticar o transtorno do pânico. As crises são tão fortes, que mesmo fora da crise, a pessoa sofre com medo de um novo ataque.

A crise pode durar até meia hora, com picos entre cinco e dez minutos. Ao final, o corpo é invadido por uma intensa exaustão e sonolência, com uma sensação de ter passado por uma guerra. E, embora recorrentes, os ataques acontecem em algumas pessoas de uma a duas vezes por mês, enquanto em outras, várias vezes por semana.

Os sintomas físicos podem vir acompanhados de pensamentos de terror.  É o medo de sentir medo. Isso acaba comprometendo a qualidade de vida desse indivíduo. O tratamento normalmente é feito com medicamentos e é fundamental associar com a psicoterapia.  O terapeuta vai ajudar você a entender como reage e o que pensa durante as crises.
Já os medicamentos podem reduzir os sintomas dos ataques, bem como a depressão, caso esteja relacionada ao quadro.  Com tratamento adequado, porém, o indivíduo pode conseguir se manter funcional e levar uma vida normal ou quase normal, com poucas restrições.
Se você se reconhece nessa situação ou conhece alguém passando por isso, busque ajuda ou oriente a pessoa a buscar, não  espere o problema se agravar.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] – Consultório na Rua dos Manacás, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.