Psicóloga Adriana Biem: A importância de comemorar

*

Acredito rigorosamente na importância de se comemorar acontecimentos importantes. Eu e meu marido temos por hábito comemorar tudo, desde sempre, desde a época de namoro. Comemoramos desde as datas mais normais de se comemorar, como, aniversários, aniversário de casamento, dia dos namorados, aniversário de namoro (até hoje), natal, ano novo, até algumas coisinhas do dia a dia, como um pôr do sol maravilhoso, uma nova conquista profissional, um dinheiro extra que pintou na conta, o dia que adotamos nossos cachorros, o dia que nos mudamos para nossa casa, um lindo dia ensolarado e até mesmo outras coisinhas mais bobas que inventamos de vez em quando. O que é importante para gente, não necessariamente o é para outra pessoa.

O modo que mais gostamos de comemorar é viajando, mas pode ser também saindo para jantar, fazendo um jantar, almoço ou café da manhã especial em casa, comprando um vinho e uns queijos, fazendo um piquenique, brindando com uma xícara café, dando um beijo, um abraço, uma palavra…

Tantos são os motivos, tantas são as formas de fazê-lo. Não importa como e porque exatamente se comemora, mas sinto que esse costume nos aproxima muito, nos faz ter muitas boas lembranças de nossa história, ou melhor, é o que constrói a nossa história. Se não for assim, a vida passa batido, a rotina toma nossa vida como um tsunami e viramos apenas sobreviventes. Seremos sempre espectadores da história bonita dos outros, apenas testemunhas da coragem alheia.

A data na verdade é o que menos importa, pois sei que tem um peso comercial muito grande na maioria das vezes, e para ser bem lembrada não pode ser uma obrigação. Se preferir crie suas próprias datas, crie seus próprios motivos, mas seja protagonista da sua história, guarde boas lembranças com que você ama e comemore sempre que possível, por mais bobo que seja o motivo, não devemos ter vergonha de nossas felicidades por menores que sejam. Cada um sabe de suas próprias conquistas e vitórias.

Fiz um exercício com meu marido nesse último dia dos namorados, de lembrar todos os dias 12/06 que passamos juntos, e foi muito gostoso relembrar de cada dia especial que tivemos, de cada viagem romântica que fizemos, de quando voamos de balão, de paraglider e também de alguns micos e brigas, já que nem tudo são flores. Celebrar é preciso, pois o dia a dia já pode ser carente demais de boas emoções. E antes que alguém diga, comemorar nada tem a ver com dinheiro, mas é uma riqueza imensa para se construir com quem amamos.

*Adriana Biem uma psicóloga que está tentando ser cronista – Telefone: 9-9495-2141 – adrianabiempsicologa.com.br – Email: [email protected]