Coaching Tatiana Sperendio: Administração do tempo e critério de prioridades

Nos dias atuais em que nos deparamos constantemente com a agenda apertada, muitas obrigações e afazeres a serem cumpridos, inconscientemente utilizamos uma espécie de “piloto automático” e passamos a realizar sem o devido critério do que é realmente importante ou necessário, sem contar os inúmeros momentos em que nos sentimos paralisados sem saber por onde começar.

Uma receita mundialmente famosa foi revelada por meio do livro “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen Covey.

A Matriz de Eisenhower, desenvolvida pelo 34º presidente dos Estados Unidos – entre os anos de 1953 a 1961- Dwight Eisenhowe, que além de seguir a carreira militar no exército até tornar-se general, destacando-se entre seus conhecidos pela capacidade produtiva, criando a DARPA, que viria a ser o que é a internet atualmente e a NASA, agência espacial americana.

Eisenhower classificava suas atividades em duas categorias iniciais: importante e não importante. E em seguida, em urgente e não urgente. Para cada atividade, tomava uma atitude padronizada. Se fosse importante e urgente, executava imediatamente. Se fosse importante e não urgente, planejava e agia de acordo com o pensado, impedindo que se tornasse algo urgente. Se não fosse importante, mas urgente, delegava para outras pessoas, e se não fosse importante nem urgente, simplesmente eliminava.

Outra técnica para administração do tempo é a Tríade do tempo desenvolvida por Christian Barbosa, considerado o “senhor do tempo” pela revista Você S/A e pelo jornal Zero Hora de Porto Alegre – RS.

Christian Barbosa é considerado o maior especialista em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal do país. Aos 15 anos criou sua primeira empresa de tecnologia, que se tornou um sucesso, passando a ser um dos mais jovens profissionais certificados pela Microsoft. No entanto, o estresse precoce custou sua saúde e o fez refletir sobre a necessidade de mais tempo. Criou então uma metodologia propondo a divisão das atividades em três critérios: importante, urgente e circunstancial, levando-nos a identificar através de perguntas em qual esfera obtemos o maior percentual, dando dicas de como fazer uma regulação para que o maior percentual esteja concentrado no critério importância, reduzindo significativamente o tempo nas demais.

Como Master Coach, observo que apesar da grande maioria das pessoas ter consciência de que atividades circunstanciais como, fofocas, conversas triviais, tarefas agradáveis, redes sociais, e-mails engraçados não vão trazer resultados, estudos científicos demonstram que inconscientemente tomamos decisões baseadas em dor ou prazer, o que explica a tendência a optar pelas distrações de prazer imediato ou evitar a dor que atividades urgentes podem proporcionar, tornando um grande desafio as ações planejadas e direcionadas com foco nos resultados de longo prazo.
Portanto a única forma de melhor gerir o seu tempo é tornando-o consciente a ponto de conseguir diferenciar as atividades agregadoras das superficiais.

Vamos listar?!

*Tatiana Sperendio é coaching e faz Treinamento e Desenvolvimento de pessoas relacionado a Gestão de Carreira, para quem está em início de carreira, desenvolvendo a carreira atual, mudança de carreira. Executive Coaching para empresas e profissionais liberais. Site: http://tatianasperendio.com.br/ – Contatos: (11) 4031-1450 / WhatsApp (11) 9-9824-7398 / [email protected]
Facebook: https://www.facebook.com/tatiana.sperendio.coaching/
Instagram: https://www.instagram.com/tatianasperendio/?hl=pt-br