Bióloga Tatiana Silva: Porque as abelhas estão sumindo?

As abelhas são importantes polinizadoras, sobrevivem a mudanças climáticas, se adaptam bem a muitas regiões, porem estão começando a sumir. Você já reparou? O que será que está acontecendo?

As abelhas são as maiores responsáveis pela polinização, que fazem que com as plantas se reproduzam, contribuindo com a manutenção da biodiversidade e o equilíbrio do ecossistema, garantindo assim nosso alimento. Os apicultores, que são os profissionais que criam abelhas para obter produtos como mel, geleia real, pólen e própolis, foram os primeiros a perceber o sumiço deste inseto, que teve os primeiros relatos de desaparecimento nos EUA, mas agora esse problema já chegou até outros países da Europa, América do Norte e América Latina e também no Brasil.

Existem várias possibilidades para explicar o sumiço das abelhas. Entre elas, o uso de pesticidas na agricultura, desmatamento e queimadas, a baixa variedade de flores, falta de agua e parasitas.

As abelhas mais usadas pelos apicultores são as da espécie Apis melífera, e estas estão sendo intoxicadas pelos pesticidas, que fazem com que seu organismo fique mais debilitado e assim não conseguem se defender contra vírus, fungos e parasitas, ficando mais vulnerável aos predadores. Os pesticidas são usados devido à presença de pragas nas lavouras, e já há estudos que comprovam que interferem no comportamento das abelhas. Os pesticidas são muito usados no Brasil e em todo o mundo e pode ser aplicado diretamente na planta adulta ou ainda na semente. O produto é absorvido pela planta através das folhas e raízes, e vai sendo distribuído pelo sistema vascular por toda a planta, atingindo, inclusive, o pólen e o néctar de suas flores. A ação dos pesticidas no cérebro de Apis mellifera, faz com que as abelhas operárias não consigam retornar as suas colônias de origem após a atividade de forrageamento (busca por recursos alimentares). Sendo assim, as abelhas vão desaparecendo e as colmeias começam a ficar vazias.

Já o problema do desmatamento é que além de causar impacto no clima e desequilíbrio no meio ambiente, também gera danos as abelhas polinizadoras, pois seus ninhos são completamente destruídos, a oferta de alimentos é reduzida e os locais para as abelhas fazerem seus ninhos também, e o fluxo gênico é reduzido, diminuindo a variabilidade da espécie.

Existem ainda alguns tipos de vírus e fungos que pode prejudicar a vida das abelhas e até leva-las a morte.

Este fenômeno de desaparecimento pode trazer riscos para a apicultura mundial e para o agronegócio, pois a produção agrícola depende da polinização que é feita principalmente pelas abelhas.

*Tatiana Silva é graduada em Ciências Biológicas pela UMC- Universidade de Mogi das Cruzes e escreve mensalmente no Cotia Agora.