Clube mais antigo de Cotia, Esporte Clube Portão comemora 99 anos

Neste dia 29 de julho o “vovô” do futebol de Cotia completa 99 anos de glórias no futebol amador da cidade. O Esporte Clube Portão, fundado originalmente em 1921, já se prepara para seu centenário, que ocorre no ano que vem.

Até há pouco tempo o Portão tinha como ano de fundação, 1931, mas documentos encontrados no ‘fundo do baú’, revelaram que o clube teve suas atividades iniciadas em 1921, como Esporte Clube Patriarca e, em 1923, devido à localização do time e o bairro, mudou para EC Portão.

A história do Portão é grande, com muitos títulos conquistados não só em campeonatos de Cotia, mas também em diversas cidades do estado de São Paulo.

Centenas de pessoas moradoras de Cotia ou não, vestiram a gloriosa camisa preta e branca ao longo dos anos, tanto na categoria esporte, extra, veteranos, veteraníssimos, super master e juniores.

Escalação original do time de 1921

Aliás, o Jornal Cotia Agora prepara uma matéria especial sobre o EC Portão para breve, com depoimentos de pessoas que fizeram essa linda história. Devido ao isolamento social para evitar o contágio do coronavírus, tivemos que adiar este especial, principalmente ao fato da maioria dos ex craques do clube serem do grupo de risco, mas, daqui a alguns meses, mostraremos aqui em nosso portal.

Hoje o EC Portão é o único clube de Cotia que possui instalações próprias e campo de futebol, na região do bairro que leva seu nome, na Estrada do Caiapiá. Com a pandemia, os jogos estão suspensos, assim como as atividades sociais no salão de festas.
O Portão tem também em suas dependências uma parceria com a Internazionale da Itália, onde ali, funciona uma escolinha oficial do clube.

No campo, a várzea cotiana também ficou sem temporada em 2020, já que os campeonatos nem começaram por causa da pandemia. O Portão, que caiu da 1ª para a 2ª divisão em 2018, conseguiu voltar à elite no campeonato do ano passado em 2020 prometia montar um time competitivo e brigar pelo título. O clube também disputaria o veteranos e veteraníssimos do Campeonato Municipal.

O EC Portão tem já há alguns anos como presidente, Juarez Honoris (ao lado), que ainda joga pelo clube na categoria Veteraníssimos. Neste aniversário de 99 anos, ele comenta: “Neste mandato temos como objetivo continuar a modernização do campo, instalações, construção da sede social, sala de troféus e um memorial. Lógico que esperamos a normalidade da economia, pois dependemos das nossas receitas para atingir esses planos“.

O Jornal Cotia Agora parabeniza este grande clube de Cotia!

Sede do Portão leva o nome de seu patrono, Zacarias Antônio da Silva, que doou a área e tem uma longa história com o clube, assim como vários membros da tradicional família Silva
Arquibancada do estádio
Times históricos do Portão – Acervo e fotos: Beto Kodiak
Momentos da história do clube – Acervo e fotos: Beto Kodiak
História do futebol cotiano – Acervo e fotos: Beto Kodiak
Reforma recente do gramado (Foto: perfil Portão do facebook)
Quadra de futebol society em grama sintética, que é locada para empresas e ponto de encontro de amigos