Cioeste vai pedir à Anatel internet 5G para Cotia e cidades do consórcio

Os prefeitos da região participaram na segunda-feira (24) da reunião da Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste de São Paulo), que apresentou o programa regional de expansão da tecnologia de quinta geração, o 5G.

Para falar sobre o assunto, foram convidados representantes da Abritel, do Movimento Brasil 5G e do Parque Tecnológico de Santo André. A proposta do Cioeste é agilizar e cooperar com a modernização das legislações municipais que tratam da implementação de infraestrutura de telecomunicações para permitir a atualização tecnológica das redes e, assim, antecipar a sua instalação.

“Todas as cidades estão nesta expectativa, ainda mais agora em que as aulas estão sendo online e muitos alunos sofrem com a falta de internet em bairros mais distantes. Temos ciência que esta tecnologia ainda demora, mas faremos o possível para desburocratizar e preparar nossa cidade no quesito legislação e infraestrutura, afinal novas tecnologias sempre abrem as portas para o desenvolvimento socioeconômico”, destacou Josué Ramos, prefeito de Vargem Grande Paulista, que participou da reunião por videoconferência.

Com a concordância dos participantes, o Cioeste criará um grupo de trabalho com representantes das 11 cidades que fazem parte do consórcio e enviará um ofício à Anatel. A ideia é mostrar o potencial da região, o grande avanço que o 5G trará e que o Cioeste está desenvolvendo estratégias para modernizar os processos de licenciamento das infraestruturas.

O Cioeste reúne as cidades de Cotia, Vargem Grande Paulista, Araçariguama, Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Cajamar.