Cioeste (Cotia e região) fecha parceria com União Europeia para área de TI

Consórcio envolve Cotia, Barueri, Itapevi, Carapicuíba, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Osasco, Araçariguama.

O Cioeste, seguindo o calendário de trabalho da parceria firmada com a União Europeia a partir do projeto IUC-LAC, participou, nesta segunda-feira (8/01), de uma videoconferência para tratar sobre a implantação do cadastramento de empresas de TI brasileiras, realizado via internet, que desejem se conectar e fazer negócios com empresas da Polônia, mais especificamente da região de Bielsko-Biała.

A região do Cioeste foi selecionada pela União Europeia, entre uma de apenas três regiões da América Latina, para integrar o programa do bloco batizado como Cooperação Urbana Internacional: Cidades e Regiões Sustentáveis e Inovadoras – Ação Regional América Latina e Caribe (IUC-LAC).

O objetivo é desenvolver iniciativas conjuntas que possam levar a novas oportunidades de negócios, promovendo o empreendedorismo, bem como o intercâmbio de ideias e experiências.

O projeto é financiado pelo Instrumento de Parceria da União Europeia, que selecionou, dentre as regiões europeias, a de Bielsko-Biała, por meio de sua Agência de Desenvolvimento Regional (ARRSA), para fazer parte da iniciativa.

Bielsko-Biała é a capital da sub-região sul da Polônia. Abrange uma área de 2.352 quilômetros quadrados, com uma população de cerca de 665.269 habitantes, e é responsável por 1,8% do PIB polonês. É também uma das regiões economicamente mais desenvolvidas da Polônia, com um clima favorável às empresas – há cerca de 24 mil, entre elas, 632 de TI foram registradas até fevereiro de 2017.

O projeto de cooperação entre empresas de tecnologia (TI) da Polônia e da região do Cioeste abrirá novos mercados para a região, na Europa. Os interessados em fazer o pareamento, bem como fomento de negócios e intercambio tecnológico com empresas polonesas, poderão se cadastrar, mediante o preenchimento de um questionário (em inglês), no site do Cioeste.