Chuvas causaram alagamentos no Km 21 e vários pontos de Cotia

Km 21
Km 21

Final de semana choveu forte em Cotia, principalmente no sábado e diversos pontos da cidade focaram alagados.

O ponto mais crítico foi na região do Km 21, na Rua do Cristo, local que todos os anos moradores sofrem com os alagamentos e as obras da prefeitura não são suficientes.

Já na Estrada Velha de Cotia, um muro desabou sobre a rua. Na Rua Meandro, região da Estrada do Embu, o muro de uma empresa também desabou sobre a rua, levando a fiação elétrica. As equipes da Secretaria de Obras trabalharam todo o domingo, em conjunto com a Eletropaulo, para retirar os escombros e restabelecer a energia elétrica.

Na Rua Direita, no Parque São George, um veículo foi levado pela enxurrada, acabando por ficar sobre outro, no final da rua.

Os danos maiores foram na Rua do Cristo, em que o Córrego do Pavoeiro não suportou o volume de água, transbordando e atingindo várias residências, sendo que a família de uma delas foi socorrida pela Defesa Civil. Não houve feridos nem perdas de vidas.

Jardim Sabiá
Jardim Sabiá

No Jardim Sabiá flagramos uma enxurrada que descia da Rua Benedito Dias dos Santos para a Estrada da Capuava, alagando a via.

ALERTA: CHUVAS DE VERÃO TRAZEM RISCOS
A Defesa Civil alerta também para os riscos das chuvas de final de tarde. Segundo o diretor, Hintz Brandão, a região tem apresentando alto índice de chuvas intensas em curto período de tempo. Para o diretor, é importante que haja prevenção por parte da população, não deixando lixo se acumular e cuidando para que as bocas-de-lobo fiquem sempre limpas.
Moradores perto de córregos devem ficar atentos. Se as águas subirem, abandonem as casas e procurem abrigo em casas de parentes. Muitas vezes não chove no local, mas há chuva violenta na cabeceira do córrego, com alto volume repentino de água.”

Outro alerta diz respeito a raios, com alta incidência também na região. A Defesa Civil irá realizar campanha de esclarecimento. Mas algumas cautelas devem ser observadas, em caso de chuvas com raios:

SE ESTIVER NA RUA:
– evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como: pequenas construções não protegidas como celeiros, tendas, barracos ou veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas;
– se estiver trabalhando com trator ou outros implementos agrícolas, pare e procure abrigo, pois eles são frequentemente atingidos;
– evite estruturas altas tais como torres de linhas telefônicas e de energia elétrica;
– no mar, não use vara de pescar com carretilha. Evite permanecer na água ou em barcos pequenos;
– na rua, procure abrigo em edifícios ou estruturas não metálicas;
– quando não existirem abrigos, afaste-se do maior objeto da área, principalmente de árvores isoladas e deite-se no chão;
– em viagem, permaneça no interior do automóvel, pois ele oferece boa proteção;
– evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;
– não entre em rios, lagoa e mar;
– alguns lugares são extremamente perigosos durante uma tempestade.

EM CASA
– não use aparelhos como: ferro de passar roupa, secador de cabelos, televisores, telefone (o telefone sem fio pode ser usado);
– evite tomar banho com chuveiro elétrico;
– não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
– não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica;
– não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas de força e telefones, encanamentos metálicos, torres ou redes elétricas.