Cetesb fará vistoria em gerador barulhento de hospital em Cotia

Os moradores da Vila São Francisco estão convivendo com muitos problemas devido à construção do Hospital São Francisco.

Além do impacto que a construção causou no bairro, com o entra e sai de caminhões, poeira, barulho, terra e lama nos dias de chuva, outro fator deixa os vizinhos incomodados nos dias de falta de energia: o gerador de força.

Alguns moradores entraram em contato com o Cotia Agora duas semanas atrás reclamando do barulho do gerador, principalmente à noite e nas madrugadas. Como a falta de energia em Cotia é corriqueira, dá para imaginar o transtorno que o gerador movido a diesel causa.

O Cotia Agora e a ONG In Pacto entraram em contato com a Cetesb para informar o que vinha ocorrendo. O órgão estatal esteve no bairro, conversou com moradores para atestar a veracidade da denúncia e prometeu fazer uma vistoria técnica para assim tomar alguma providência contra o hospital.

Confira a nota enviada pela Cetesb:

Em atenção ao denunciado, encaminhamos resposta emitida pela Agência Ambiental de Embu das Artes da Cetesb:

“Em atenção ao expediente em questão foi verificado que não constam nesta unidade registros de reclamações da população vizinha, sendo este expediente o primeiro.
Trata-se de um hospital, que opera no local sob a razão social Hospital São Francisco S/C Ltda., o qual foi licenciado pela Cetesb tendo recebido a Licença de Operação nº 72000049, de 18/06/2014.

Considerando esta situação, inicialmente, foi realizado um levantamento comunitário no dia 03/08/2015, onde foram ouvidos alguns moradores vizinhos ao hospital para apurar os problemas ocasionados aos mesmos.

Foi observado que o hospital possui um sistema de geradores de energia movido a óleo diesel, utilizado para suprir a falta de energia, o qual quando em operação emite poluentes atmosféricos (odores e fumaça produtos da combustão do óleo) e níveis de ruído, além de estar realizando uma ampliação de suas instalações.

Desta forma, o caso foi registrado nesta unidade e será programada uma vistoria técnica com o objetivo de avaliar as condições de operação, assim como, a medição dos níveis de ruído e verificação de outras pendências dentro da rotina desta unidade tendo em vista os casos em atendimento prioritário e as características do problema objeto do expediente. Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais, caso necessário.

Sendo o que nos cumpria informar, solicitamos que maiores esclarecimentos ou novas denúncias sejam dirigidas à agência ambiental de Embu.

Atenciosamente,  Marcelo Fabbri – Ouvidor da Cetesb