Cenário político de Cotia está pronto e candidatos definidos para eleições de novembro

Por Sam Ávila – Repórter de política do Cotia Agora

As convenções partidárias foram realizadas e os eleitores de Cotia já conhecem quem está na disputa pela Prefeitura da cidade nas eleições de 15 de novembro.

Desde nossa última publicação em julho (LEIA) houve alterações naquele cenário mostrado aos nossos leitores, com alianças e definições de quem serão os vices. Para disputar as 15 cadeiras na Câmara Municipal, há um monte de pré candidatos enchendo as redes sociais de fotos e promessas e já caçando votos em todo canto da cidade. Apesar de ainda terem que usar a expressão “pré candidato”, por imposição da Justiça Eleitoral, que ainda não registrou as candidaturas, a verdade é que tá todo mundo usando e abusando da internet para tentar convencer o cotiano que ele (candidato), é a melhor opção para ‘mudar Cotia”.

Mas, vamos falar dos candidatos a prefeito, onde aconteceram mudanças e novidades. Para começar, o atual prefeito Rogério Franco(PSD) mudou de vice para a eleição de novembro, trocando seu atual, Almir Rodrigues, por Ângela Maluf. Há quem garanta que foi uma jogada política para que, caso tenha o mandato e direitos políticos da atual chapa cassados, com uma nova vice candidata, a nova chapa poderia concorrer normalmente, com Ângela como prefeita. Vale lembrar que o julgamento que pede a cassação de Rogério tem mais um capítulo no próximo dia 16, em um processo demorado que mais parece novela mexicana.

Outro que anunciou candidatura foi Quinzinho Pedroso (Avante), que surpreendeu a todos ao escolher a própria filha Renata como candidata a vice. O ex prefeito por dois mandatos também tem processos na Justiça, que vem se arrastando por longos anos.

Fazendo oposição ao atual prefeito e, considerado por muitos como o cara que ‘incomoda’, é Welington Formiga (PSB), que escolheu como vice o empresário Adilson Lima (PSC), que também concorreria ao cargo, mas resolveu fazer essa dobradinha.

O advogado Marcel Muscat (PSL) vem concorrer pela primeira vez ao cargo máximo da cidade e escolheu Sargento Oliveirinha como seu vice. A convenção ocorreu na quinta-feira na Câmara de Cotia.

Os dois partidos de esquerda de Cotia também tem candidatos. Silvio Cabral (PSOL) terá como vice Maria Regina Abreu, presidente do PCB.

Já o PT, que tem alguns veteranos do partido fazendo parte do governo de Rogério Franco, terá como candidato o seu presidente, Zé do Boné, que definiu como vice, Erica Moraes.