Cemucam promove o “Vem Passarinhar”, no sábado (29)

Às vésperas das férias escolares e encerrando o circuito dos festejos juninos, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente programou para o último sábado de junho o #Vempassarinhar, agendado para o dia 29 no Parque Cemucam.

O ponto de encontro será em frente ao Viveiro Harry Blossfeld. Se você não conhece a atividade, fique sabendo que a observação de aves pode ser praticada por todas as idades, com ganhos individuais de saúde e bem-estar, além dos ganhos globais para a natureza.

O #vempassarinhar tem conquistado cada vez mais adeptos pelo Brasil, tendência que também se repete na capital paulista. As razões são muitas: contatar a natureza em uma cidade muito verticalizada, avistar pássaros de rara beleza e, de quebra, contribuir para o registro desse avistamento, por meio de um aplicativo.

A partir do ponto de encontro, o trajeto permitirá que os participantes percorram as lindas áreas de campo e mata do Parque, caminhando também pela área do Viveiro, onde são produzidas as mudas de árvores utilizadas na arborização da cidade de São Paulo.

Algumas das aves que habitam o Cemucam e que podem ser avistadas no passeio são o Pavó, Surucuá-variado e Caneleiro-de-chapéu-preto, entre outras.

Na atividade também será utilizado o aplicativo ‘e-bird’, programa global de monitoramento de aves, onde são digitalizadas as informações preciosas coletadas nas saídas a campo, colaborando com a ciência e com a conservação das aves no mundo inteiro. O Papo de Passarinho é outra parte da agenda e será realizada com biólogo Marco Silva, da SAVE Brasil, com o tema “Conhecendo o Brasil através das Aves”.

Para participar, não se requer inscrição prévia. Basta o interessado chegar no horário previsto ao ponto de encontro. A recomendação é que use roupas e calçados confortáveis e, se possível, traga algum alimento ou bebida para o café comunitário, além de binóculos e/ou máquinas fotográficas que auxiliem no avistamento. É conveniente usar protetor solar.

Confira a programação completa:

SERVIÇO
#VEMPASSARINHAR
Data: 29 de junho (sábado)
Local: Parque Cemucam – Rua Mesopotâmia, Km 25 da Raposo Tavares – Cotia
Horário: 7h – Saída a campo (ponto de encontro: viveiro de mudas, próximo ao portão do parque)
9h30 – Café participativo (tragam uma comida ou bebida para o lanche comunitário)
10h – Contagem das espécies pelo aplicativo e-bird
10h30 – Papo de Passarinho com o biólogo Marco Silva, da SAVE Brasil; tema: “Conhecendo o Brasil através das Aves”.