Celulares são objetos mais roubados em Cotia, aponta site

Criado há pouco mais de quatro anos, o site Onde Fui Roubado é uma ferramenta que mostra os locais e tipos de roubos praticados por bandidos em várias cidades do País.

Basta o cidadão fazer login no site e informar o crime, de preferência com todos os detalhes possíveis, já que, apesar da Secretaria de Segurança não usar esses dados em seus índices mensais de criminalidade, o portal é de extrema importância para as autoridades mapearem a rota deste tipo de ação.

Mesmo sendo usado por muita gente, ainda é pouco utilizado por moradores de Cotia, já que até agora apenas 62 ocorrências foram registradas. O site ainda mostra o que foi roubado e os locais de maior incidência.

O Jornal Cotia Agora fez a consulta aos índices e eles mostram que as maiores vítimas são os homens, com 74% dos casos, contra 26% de mulheres. O período com maior índice é a noite com 52%. Destas vítimas, apenas 54,8% fizeram boletim de ocorrência, seja em uma delegacia da cidade ou online.

O site ainda mostra um valor aproximado do prejuízo das vítimas, sendo mais de R$ 240 mil.

Celulares são o alvo dos bandidos

Nos índices apontados pelo Onde Fui Roubado, os celulares foram os objetos preferidos dos criminosos, com 34 unidades, seguidos de bolsas e mochilas (23), documentos (21), carteira (19), cartão de banco (16), dinheiro (14), notebook (9) e diversos com 35 unidades.

Tipos de crimes registrados

A liderança nos índices é dos roubos, com 27 casos. Na sequência, aparecem os furtos com 11, roubo de veículo (7), e três crimes com quatro ocorrências, sendo arrombamento veicular, assalto a grupo e tentativa de assalto.

Bairros com maior incidência

O ranking dos bairros com maior número de crimes está assim:
1º Jardim Barbacena
2º Lageadinho (região entre os km 22 e 23,5, onde ficam  shoppings e hipermercados na Granja Viana)
3º Jardim Nomura
4º Parque Frondoso (região da Estrada da Aldeia)
5º Jardim Santa Paula (próximo ao início da Estrada de Caucaia)
6º Parque Alexandre
7º Vila Monte Serrate (próximo ao terminal metropolitano)
8º Jardim Passargada (Granja Viana, Km 25)
9º Jardim Ísis
10º Jardim Guerreiro (Km 21)

Confira o site: http://www.ondefuiroubado.com.br/