Celebrado o Dia Mundial da Doação de Leite e Cotia tem queda na coleta e doação em 2022

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, foi celebrado nesta quinta-feira (19), e é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. A data também chama a atenção da sociedade para a importância da doação de leite para os Bancos de Leite Humano (BLH).

O BLH é um serviço especializado em oferecer ações de apoio, proteção e promoção do aleitamento materno, dedicando-se à assistência das mães e dos bebês durante o processo de amamentação. Além disso, executa atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite materno doado voluntariamente por mães.

Em Cotia

Quem não tem disponibilidade de ir até um Banco de Leite, pode solicitar a retirada em domicílio. O Hospital Regional de Cotia é um dos postos de coleta na Grande SP.

O Jornal Cotia Agora apurou que na cidade, de janeiro a abril de 2022, 132 mulheres fizeram a doação de leite, o que gerou 1.194 atendimentos individuais e 313 visitas domiciliares. Cotia também coletou mais do que distribuiu: 361,9 litros foram coletados e 354,9 distribuídos.

Este número é bem abaixo do registrado no mesmo período em 2021. Lá tivemos 253 doadoras, o que gerou 2.193 atendimentos individuais e 653 visitas domiciliares, com coleta de 547,9 litros e 534,5 distribuídos.

Como funciona a doação

O principal critério para ser doadora de leite humano é a mãe estar amamentando, saudável, produzindo um volume excedente de leite e não utilizar nenhum medicamento que impeça a doação.

O procedimento é simples. Basta comparecer a um banco de leite e receber as orientações necessárias. As interessadas devem preencher um cadastro e apresentar exames laboratoriais de sorologia dos últimos seis meses. Normalmente os bancos de leite oferecem serviços de busca em domicílio e também costumam disponibilizar um kit (com gorro, máscara e frascos de armazenamento) para a alta qualidade do alimento doado.

Para as mulheres, a doação de leite evita empedramento das mamas e ajuda na recuperação da forma física.

Para doar em Cotia basta ir ao Hospital Regional de Cotia, na Avenida Dr. Odair Pacheco Pedroso, 171. As doações são de segunda a sexta das 8 às 11h e das 12 às 17h. Para coleta domiciliar e mais informações: 4148-9070.