Celebração do Templo Zu Lai fará parte do Calendário Turístico do Estado

Uma celebração realizada anualmente no Templo Zu Lai, em Cotia, deverá fazer parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo.

Um Projeto de Lei do deputado cotiano Marcio Camargo (PSDB) inclui a celebração Vesak, que ocorre em todo mês de maio, no Calendário Oficial.

Sobre a Celebração Vesak

O Budismo é uma das religiões mais antigas do mundo e possui milhões de fiéis espalhados por todos os países, principalmente na Ásia. O grande líder espiritual, Buda, foi quem trouxe os ensinamentos de compaixão, humildade e simplicidade.

Todos os anos, na Lua Cheia de Maio, é feita a comemoração do Vesak, o dia mais especial do ano.
Vesak é a comemoração do nascimento, iluminação e morte de Buda Gautama, o criador e difusor da religião budista. A data não é fixa, pois acontece na Lua Cheia do mês de maio, o que faz com que caia cada ano em um dia diferente.

Quando estava prestes a morrer, Buda viu seu assistente, chamado Ananda, chorando. Ele disse que não deveríamos chorar, pois todo corpo deve se desintegrar. É a lei geral da impermanência. Ao invés de lamentar a sua morte, Ananda deveria tomar os ensinamentos (Dharma) como um grande legado e segui-los para encontrar a iluminação.

A data é tão importante que a Nações Unidas (ONU) oficializou a comemoração e também faz homenagens ao Buda. Em diversos países, o dia é considerado feriado nacional, onde os devotos fazem festas e oferendas.
No dia de Vesak, budistas vão aos templos ainda antes do nascer do sol. Eles levam oferendas como velas, flores e incensos, que representam a impermanência da vida. Os budistas celebram com isso a joia tríplice: O Buda, o Dharma (ensinamentos) e o Sangha (comunidade).

Além dessas oferendas, os fiéis são incentivados a não comerem carne e a liberarem animais enjaulados, representando a libertação dos que estão em cativeiro contra sua vontade (o que inclui a alma).
A comemoração do Vesak também inclui trazer felicidade para quem não tem, por isso, muitas pessoas ajudam idosos, crianças e doentes, com doações, oferendas e atividades.

A comemoração do Vesak é, nada mais, nada menos, do que a união de todos os valores da religião budista, que é tão focada em fazer o bem ao mundo e a elevação da mente. Tire o dia para meditar, fazer uma doação e rezar muito, independente da sua religião. Esse momento de introspecção é positivo para todo o planeta.

Em 2018 a comemoração do Vesak no Templo Zu Lai, se deu no último dia 06 de maio. Em outros templos budistas e também de grande importância, também se comemora a data, mas por ser considerado o maior templo budista da América do Sul, e por todo seu contexto arquitetônico, multicultural, além do grande número de visitantes das mais variadas regiões do país e do mundo que o visitam, é que o evento que ocorre no templo Zu Lai em Cotia fica aqui como o objeto desta propositura legislativa.
Sobre o Templo Zu Lai, destacamos que o mesmo mantém a tradição de realizar regularmente as práticas e cerimônias das Escolas de pensamento budista Chan e Terra Pura, oficiando cerimônias de “Oito Preceitos” e retiros de meditação. Orientada pelos preceitos do Budismo Humanista, a ações que o Templo Zu Lai empreende, desde a época de sua criação, baseiam-se em quatro pilares estabelecidos pelo Venerável “Mestre Buda”: o cultural, o educacional, o das ações sociais e o das práticas religiosas. A entidade busca, também, realizar a integração das diversas tradições budistas no Brasil, participando de atividades conjuntas com outros templos, como essas ocorridas nas comemorações do Vesak.