Cecap Cotia terá novos cursos a partir de junho

A padaria artesanal da Prefeitura de Cotia existe desde 1992. No início, ela ficava instalada em um prédio quase em ruínas, no Monte Santo. Durante anos ficou ali, esquecida, trabalhando em condições precárias, mas fazendo pães para as repartições públicas, escolas e entidades, além de dar alguns cursos profissionalizantes.

Em 2002, ela mudou-se para o prédio onde funcionava um depósito de merendas da prefeitura, na Vila Monte Serrate, e continua até hoje, no prédio do Cecap (Centro de Capacitação Profissional).

O prédio foi todo reformado e a padaria e cozinha ganharam novos fornos e equipamentos para atender a demanda. Novos cursos na área da cozinha experimental foram criados, como o de pizza, pães artesanais, ovos de páscoa entre outros.

Centenas de pessoas se formaram nesses cursos e muitos seguiram a profissão de padeiros, pizzaiolos, doceiros. Ingressaram no mercado de trabalho ou então trabalham em casa, pondo em prática tudo o que foi aprendido. Esse é o objetivo desses cursos semi profissionalizantes, a inclusão do aluno no mercado de trabalho e a geração de renda, incrementando o orçamento familiar, o simples aprendizado e a melhora da auto estima da pessoa. O perfil dos alunos que vão aos cursos é de pessoas em busca de melhor colocação profissional.

Com duração em média de quatro meses, o aluno formado sai com certificado de conclusão e apto ao trabalho. O professor dos cursos, Aroldo Rodrigues, disse que muitos alunos montaram seu próprio negócio em casa e conseguem ter uma boa renda mensal. Um caso lembrado foi de um aluno que montou sua própria padaria, no bairro do Portão. Outro caso citado pelo professor é o de uma aluna que fez o curso de pão-de-mel.

Hoje fabrica seus doces e tem uma renda acima dos mil reais, trabalhando em casa e vendendo nas ruas. Na época da páscoa, fabrica ovos de chocolate e dobra seu orçamento.

A conclusão do curso é garantia de emprego, principalmente no caso do curso de padeiro. A falta de mão-de-obra na área é muito grande. Algumas padarias da cidade procuram o Cecap em busca de novos padeiros, justamente pela falta de profissionais no mercado.

Os cursos na área da padaria e cozinha experimental estão parados desde meados de 2008, e serão retomados em junho. O número de telefonemas para o Cecap em busca de informações sobre os cursos é muito grande.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ernestino Nunes, o popular Atinho, disse  que os primeiros meses de 2009 foram de adaptação e criação de projetos e no caso dos cursos, a partir de junho, a população de Cotia terá muitas novidades e opções de diversos cursos.

O primeiro programado é o de panificação artesanal para pessoas da Frente de Trabalho, no mês de junho.

Mas a padaria não funciona só para cursos. Quase quatro mil pães são fabricados diariamente, para atender todas as repartições e órgãos públicos, e entidades assistenciais, como ASSA, APAE, Lar Santa Maria, Recanto da Vovó entre outros. Todos eles recebem diariamente os pães franceses fabricados na padaria.

Os eventos da prefeitura também são abastecidos pela padaria, com pães diversos, doces, bolos e sucos, alguns bem diferentes, como o de erva-cidreira com abacaxi.

O Cecap fica na Rua Joaquim Araújo Novaes, 74 – Vila Monte Serrate. Telefone para informações: 4703-6779