Ceagesp poderá se instalar na região e beneficiar produtores de cinco cidades

O Presidente da Câmara Municipal de Ibiúna, vereador Paulinho Sasaki (PTB) esteve reunido na manhã desta quarta-feira (13) com o gerente do Departamento de Entreposto do Interior da Ceagesp, José Camilo Gava Neto.

Juntamente com o secretário de Indústria e Comércio, Luiz Norberto e o de Agricultura, Renato Pedroso, a intenção do encontro foi a instalação de um entreposto do Ceagesp em Ibiúna, facilitando assim a comercialização da produção agrícola do município. Os representantes do órgão ficaram empolgados com a mobilização das autoridades ibiunenses no tema e solicitaram um estudo de viabilização econômica do projeto, que conste o número de produtores existentes no local, a produção e o período de cada cultura, entre outras informações a fim de dar inicio no processo de instalação do entreposto.

sasakiceagespO encontro foi marcado a partir de uma reivindicação da instalação do entreposto em Ibiúna feita pelos vereadores ibiunenses e aprovada por unanimidade durante o Congresso Estadual dos Municípios, realizada em março deste ano. “Uma das maiores dificuldades que os nossos lavradores enfrentam é na hora de comercializarem seus produtos. Muitos ficam nas mãos de atravessadores, que acabam lucrando nas costas de quem trabalhou arduamente para garantir a produção. A principal fonte de renda de nossa cidade ainda é a agricultura. É da roça que fomenta o comércio e gera o maior número de empregos do município. Sendo assim, nada mais justo de buscarmos formas de incentivarmos o setor”, explicou Sasaki.

O secretário Norberto apresentou um mapa mostrando as áreas de produção rural de Ibiúna e demonstrando total apoio do prefeito Fábio Bello na criação do entreposto da Ceagesp no município, inclusive com a doação da área e outras benfeitorias para que o projeto seja implementado. “Temos mais de 5 mil produtores cadastrados e com CNPJ, fora os informais, que demonstram a força da agricultura ibiunense. São mais de 30 mil pessoas dependendo diretamente da lavoura para sobreviver. Um entreposto em Ibiúna ainda se tornaria uma referência para outras cidades da região, como Piedade, Tapiraí, São Roque, Cotia e outros”, declarou Norberto.

O gerente da Ceagesp informou que tal projeto vem de encontro com a intenção do órgão de descentralização dos negócios. “Somos uma empresa S/A, através de uma Parceria Público Privada (PPP), que busca novos projetos e negócios, inclusive estamos com a possibilidade de criarmos franquias da Ceagesp, sendo que Ibiúna se enquadra perfeitamente neste perfil. Só precisamos ter dados claros e contundentes sobre a produção e a demanda deste entreposto para sabermos qual a estrutura e a melhor maneira de implementarmos tal empreendimento. Estamos a disposição para dar inicio a este projeto e auxiliar o município no que estiver em nosso alcance”, enfatizou José Camilo.

A reunião também contou com a presença do chefe da Seção de Desenvolvimento, Planejamento e Projetos dos Entrepostos do Interior, Giovanni Papini, que se prontificou em colher os dados da produção ibiunense que entra no Ceagesp atualmente e ajudar na implementação do entreposto na cidade.

Paulinho Sasaki, Norberto e Renato se comprometeram realizar e enviar o mais rápido possível o plano de viabilização econômica para o gerente do Ceagesp e dar continuidade ao projeto visando a criação do entreposto em Ibiúna.

Por Tiago Albertim – Jornal do Povo