CCR vai administrar linha de trem que passa por cidades da região por 30 anos

Na terça-feira (20) aconteceu o leilão de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM para a iniciativa privada por prazo de 30 anos. O Consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9, formado por Grupo CCR e Ruas Investimento e Participações S/A, venceu outros três concorrentes com uma oferta de R$ 980 milhões pela outorga fixa, o que representa ágio de 202% sobre o valor mínimo estipulado pelo Estado.

A nova concessionária ficará responsável pela operação, conservação, manutenção, modernização das instalações existentes, construção de novas estações e aquisição de novos trens das duas linhas, propiciando melhorias de desempenho e de qualidade aos serviços prestados. Na região, a linha 8 passa por Osasco (5 estações), Barueri (4 estações), Carapicuíba (2 estações), Jandira (2 estações) e Itapevi (4 estações).

Juntas, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM transportam mais de 1 milhão de pessoas diariamente, de acordo com a demanda anterior à pandemia. Pelo contrato, a concessionária terá que investir R$ 3,2 bilhões para reforma de 30 estações, ampliação de outras seis – Pinheiros, Antônio João, General Miguel Costa, Osasco, Jardim Silveira e Imperatriz Leopoldina – e construção de um novo terminal.

A concessão também prevê modernização e implantação de novos sistemas de telecomunicação, repotencialização do sistema de energia e adequações nos sistemas de via permanente. A lista das obrigações ainda inclui a aquisição de 34 trens novos, a renovação do pátio de Presidente Altino e investimentos para transferir as atividades de manutenção da CPTM para um novo espaço.

Para operar as duas linhas, a concessionária vai precisar implementar um CCO – Centro de Controle Operacional próprio, uma vez que as duas linhas atualmente são controladas pelo CCO da CPTM no Brás.

A transferência da operação e manutenção das linhas para a iniciativa privada terá impacto importante na gestão financeira da CPTM, permitindo a priorização dos recursos públicos nas demais linhas de trens metropolitanos.

Continua a cargo do Governo do Estado concluir as obras de extensão de 4,5 km da linha 9-Esmeralda, com duas novas estações – Mendes-Vila Natal e Varginha. Além disso, o poder público também vai entregar as adequações das estações Morumbi (integração com a futura Estação Morumbi da linha 17-Ouro), Santo Amaro (integração com linha 5-Lilás) e Carapicuíba (ligação com Boulevard da Prefeitura).

Atualmente, a linha 8-Diamante atende a seis municípios, com 41 km de extensão e 22 estações. Já a linha 9-Esmeralda atende dois municípios em 31,8 km de extensão e 18 estações, sendo três delas em construção.