Caucaia do Alto receberá apresentações do Teatro Portátil

A companhia teatral Pia Fraus vem circulando por muitos locais nos últimos anos para levar o Teatro Portátil de cidade em cidade, sempre com apresentações gratuitas à população.

Em 2017, o veterano grupo de teatro de bonecos, estreia o espetáculo “Bichos Vermelhos”, no dia 25 de outubro (quarta-feira), com sessões às 9h30, 10h30, 14h e às 15h, na Praça dos Romeiros, em Caucaia do Alto.

Inspirado no livro homônimo de Lina Rosa, a peça “Bichos Vermelhos” envolve com humor e poesia um assunto muito relevante para a sociedade atual: a preservação da natureza. E por que não começar esse diálogo com as crianças?

“A Pia Fraus considera fundamental tratar um tema tão importante, principalmente com os pequenos, na esperança de incutir de maneira lúdica e delicada a atenção, o cuidado com a natureza e o meio ambiente em nossos futuros adultos”, diz Beto Andreetta, diretor da Pia Fraus.

A encenação acontece em uma extraordinária estrutura inflável, cada dia em um lugar diferente.

Para quem observa de fora, percebe um impactante teatro colorido, que chega nos espaços públicos de diversas cidades do interior de São Paulo, criando curiosidade e encantamento por onde passa. Já para quem entra dentro da estrutura e assiste o espetáculo, sai com novas expectativas e aprendizados conduzidos pela história.

Pais, filhos, avós, tios, amigos, toda a vizinhança têm se surpreendido ao descobrirem brincar com as possibilidades artísticas nas interações das peças, além de levar para casa assuntos significativos e educativos retratados nessas últimas edições do Teatro Portátil.

A peça “Bichos Vermelhos”, dirigida por Adriana Telg, vem trazer o mesmo propósito do livro, destacar um aspecto muito trágico: o risco de extinção. A envolvente história dedicada aos bichos brasileiros, que fazem parte da lista vermelha das espécies em risco de extinção, ou ainda os próximos animais a entrar nela, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza.

O Tamanduá Bandeira, Codorna Buraqueira, Macaco Prego Galego são alguns dos animais que ganharam versões em forma de bonecos da cia Pia Fraus, construídos por Dino Sato. Serão três atores e mais de 20 bonecos apresentados durante o espetáculo, com muita diversão e brincadeiras, posicionados para a difusão emergente do tema às crianças.

A causa principal dos animais ameaçados em desaparecer do planeta é a destruição da natureza, caso a sociedade não abra os olhos, é possível realmente que esses seres sumam do mapa. Os dados são alarmantes, entre agosto de 2015 e julho de 2016, o Brasil destruiu quase 8 mil quilômetros quadrados da floresta amazônica, de acordo com levantamento divulgado em 2016, pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Por isso, a importância de preservar os ecossistemas e protegê-los, “se a sociedade trabalhar direitinho, dá para produzir comida, fazer roupa, remédio e tudo que a gente precisa sem destruir a natureza”, relata a ambientalista Marina Silva, no prefácio assinado no livro Bichos Vermelhos, obra finalista do prêmio Jabuti.

Serviço:
Teatro Portátil da Pia Fraus estreia em Cotia
Espetáculo: Bichos Vermelhos
Endereço: Praça dos Romeiros, S/N, centro de Caucaia do Alto.
Data: Dia 25 de outubro
Horários: 9h30, 10h30, 14h e às 15h
Entrada gratuita
Capacidade: 100 lugares por sessão