Casa de triagem realizou 300 atendimentos a moradores de rua em Cotia

O Centro POP, que é uma espécie de casa de triagem que atende moradores de rua em Cotia tem atendido essas pessoas na Vila São Francisco.

De acordo com a coordenadora Cibele Padula, o Centro POP não se limita a oferta de um local para banho e alimentação. A atividade principal consiste no acolhimento realizado pela equipe multidisciplinar, que elabora um plano de vida para os cidadãos, a fim de apoiá-los. “A partir do momento em que traçamos uma meta estabelecida por eles, damos sequência aos procedimentos necessários para a viabilização do plano de vida, respondendo a questões relacionadas a saúde, documentação e acompanhamento, sempre visando a aproximação com seus familiares e a reinserção social”, disse a coordenadora.

Em Cotia, o Centro POP foi instituído em 2014. Atualmente instalado na Rua Monsenhor Ladeira, 43, Vila São Francisco, já realizou cerca de 300 atendimentos. Conforme estabelecido pelas normas de funcionamento, a unidade atende de segunda a sexta-feira, no período das 8h às 17h.

São atendidos no Centro POP pessoas adultas e famílias em situação de rua, ou seja, que utilizam lugares públicos e/ou áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente.

O espaço destinado ao atendimento apresenta área específica para o convívio, onde são desenvolvidas atividades que estimulam a solidariedade, a afetividade e o respeito. As atividades e a atenção direcionadas no serviço especializado para as pessoas em situação de rua têm como objetivo proporcionar vivências, estimular o alcance da autonomia e o resgate da cidadania, na perspectiva do fortalecimento de vínculos pessoais e/ou familiares, para a construção de novos projetos de vida e o processo gradativo de saída das ruas.

Entre os serviços ofertados estão a disponibilidade do asseio pessoal às oficinas e programas da rede municipal de atendimento. Entre outros, destaque para banho, alimentação, vestuário, local para lavagem e secagem de roupas, espaço para a guarda de pertences, endereço de referência, auxílio para regularização de documentos pessoais, inserção aos programas sociais, atendimento e encaminhamento para outros serviços da rede, como saúde, educação, trabalho, cultura e lazer.

Por meio das ações desenvolvidas pela equipe multidisciplinar, os atendidos participam de atividades educativas, oficinas de incentivo à leitura, oficinas culturais, eventos esportivos e dinâmicas em grupo com o objetivo de promover a construção da autonomia, a reinserção social e familiar e o desenvolvimento de sociabilidades.

O usuário dos serviços oferecidos no Centro POP, S.C.P., 38 anos, fez uma avaliação sobre o atendimento realizado na unidade de Cotia. “O Centro Pop é muito importante pra mim porque hoje estou como morador de rua e, como não quero ficar nessa situação, encontro aqui possibilidades para reverter essa situação. Posso tomar café da manhã, tomar meu banho, lavar as minhas roupas e participar de algumas atividades, por isso, não preciso ficar na rua aprendendo o que não presta. Ao meio dia tem uma comida maravilhosa, posso ver um pouco de TV, ver esporte e ficar atualizado das notícias. À tarde, posso ficar até às 5 horas, mas nem sempre fico a tarde, porque vou correr atrás dos meus objetivos. O mais importante para mim é a educação e o respeito que eles têm conosco e a ajuda psicológica que eles oferecem.”

Para ter acesso aos serviços realizados no Centro POP, basta que a pessoa em situação de rua compareça à unidade de forma espontânea ou através de encaminhamento de outros serviços da rede de Assistência Social e das demais políticas públicas setoriais e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

Abordagem Social

O Centro POP atende pessoas que espontaneamente comparecem em busca dos serviços, casos provenientes de encaminhamentos da rede de atendimento social dos CRAS e CREAS e também realiza o trabalho denominado “Abordagem Social”, com busca ativa das pessoas em situação de rua.

Durante a abordagem social, a equipe faz um trabalho preliminar de identificação das demandas de cada indivíduo ou família e busca a resolução das necessidades imediatas. Para cada busca ativa, o Centro POP promove a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas, na perspectiva da garantia de seus direitos. Vale ressaltar que mesmo em situação de rua a Constituição estabelece que o cidadão tenha o direito ao livre arbítrio assegurado para optar por aceitar ou não a oferta de serviços disponibilizadas na rede de atendimento.