Carros em cima de calçadas quase provocam acidente na Estrada do Capuava, em Cotia

Uma prática comum em Cotia e pouco combatida pela fiscalização é o estacionamento de carros em cima de calçadas. Em todo canto da cidade, principalmente fora do Centro, é comum veículos estacionados irregularmente e somente em poucos casos agentes do Demutran multam ou chamam o guincho para remover do local.

Na região central da cidade a prática de guinchar carros em local proibido é comum e um cavalete é colocado no ponto avisando o motorista de que foi levado para o pátio.

Mas, em muitos bairros a situação é outra. O Jornal Cotia Agora publicou há dois anos e relata agora sobre a grande quantidade de carros em calçadas na Estrada do Capuava, ali na região do Km 26, no Jardim Torino e por não ter fiscalização, um leitor quase foi atropelado nesta semana. Ele estava impossibilitado de andar pela calçada e quando desviou dos carros parados, quase foi atropelado por um  que trafegava na rua. Ricardo trabalha nas imediações e vê essa cena há muito tempo. Segundo ele, no dia que quase sofreu acidente, ligou para o Demutran e foi avisado de que uma viatura seria enviada, mas não apareceu.

Leia o relato de nosso leitor: “Mais uma vez venho contar com a credibilidade do Jornal Cotia Agora e coragem para mostrar os descasos da nossa prefeitura e da secretaria envolvida. Na última segunda-feira (26), andando pela Estrada do Capuava, na altura do restaurante Cantinho da Fazenda, nº 6513, quase fui atropelado por um veículo que transitava pela estrada, devido aos carros estacionados irregular sobre as calçadas nas proximidades do restaurante. Imediatamente liguei no Demutran (13h14) para reclamar dos veículos nas calçadas, a atendente disse: Que absurdo. Estamos enviando uma viatura para o local para averiguar a sua reclamação. Fiquei observando se a tal viatura do Demutran se faria presente no local e nada. Estou esperando até hoje dia 28/08/2019. Deixei claro que pessoas podem ser atropeladas a qualquer momento por um carro, caminhão ou ônibus que transitam pelo local. Este descaso do Demutran só serve para reforçar a minha tese de que só estão presente em locais mais visíveis e passíveis de infrações, isso quando não as inventam, como aconteceu com a minha esposa, que foi multada por uso de celular ao dirigir. O carro dela é filmado e o agente disse que a viu com o telefone do lado esquerdo. Este agente enxerga muito bem, além do mais ela estava trabalhando em casa no dia e horário da suposta infração.
Só tenho a lamentar esta negligência do Demutran, que pode vir a ocasionar um dano maior para um pedestre se a situação continuar assim na Estrada do Capuava. As fotos que enviei também mostram muitos carros sobre a calçada da antiga Tecnostamp. Muitos descasos. Estou sempre a sua disposição para ser o olhar digital em prol da população de Cotia”.

Enviamos a reclamação para a Settrans – Secretaria de Transportes e Trânsito e aguardamos uma posição. Na tarde desta quinta-feira o leitor Ricardo informou que agentes do Demutran estiveram no local e multaram veículos e alguns foram guinchados.