Carro no inverno: veja os cuidados necessários para essa época do ano

O inverno começou no dia 21, mas as baixas temperaturas já estão sendo registradas desde o outono. Mesmo no Brasil, alguns locais registram neve e a sensação térmica pode chegar a -20ºC, caso da Serra Gaúcha.

Em outras cidades a temperatura não chega a ser extrema, mas há quedas de temperatura. Por isso, é bom ficar atento aos cuidados com o carro nesse período.

Veja abaixo algumas dicas:

Manutenção
As baixas temperaturas exigem uma atenção redobrada a alguns itens pouco lembrados na manutenção regular dos veículos, que incluem desde o cuidado com peças, bateria, reservatório de partida a frio, velas e cabos de vela.

O ideal, claro, é que as peças sejam verificadas regularmente, conforme orientações do manual de revisões de cada veículo, contudo, é recomendável uma revisão extra no período de frio intenso.

Pneus
A calibragem dos pneus é ideal que seja feita pelo menos uma vez por semana quando há baixas temperaturas. Além disso, deve-se sempre observar o desgaste dos pneus. É possível fazer isso olhando o indicador TWI (Tread Wear Indicator), que é um item obrigatório, presente em todos os pneus e que permite de forma visual observar possíveis desgastes.

Erros mais comuns
No frio é comum que os motoristas mantenham diversos itens do carro ligados ao mesmo tempo, como: limpador de para-brisa, faróis e ar quente. Todos esses itens, exigem muita eficiência da bateria e alternador do veículo, logo é preciso mantê-los em dia. Vale lembrar que procedimentos como ligar e desligar os veículos, assim como dar partidas longas ou repetitivas, não são aconselháveis.

No geral, todos os veículos precisam de cuidados nesse período, porém, carros movidos somente a etanol ou flex, e que estejam abastecidos com esse tipo de combustível, merecem mais atenção. Até mesmo aqueles movidos a diesel podem sofrer com baixas temperaturas e apresentar dificuldades de partida.

Motor
Em veículos mais novos, nem sempre é necessário esperar até que o motor esquente por completo para iniciar sua rodagem. Porém, é aconselhável que se aguarde pelo menos o tempo necessário para que a rotação do motor baixe um pouco, antes de sair com o veículo.

Já para os que possuem marcador de rotação, o famoso conta-giros, é necessário ficar atento para que marque no máximo mil rotações por minuto. Isso irá estender um tempo precioso na vida útil do veículo. Especificamente para veículos como motores flex, o abastecimento com gasolina durante o período de frio é o mais indicado.

Do Motor Show