Carnaval de rua na cidade de São Paulo é cancelado

A Prefeitura de São Paulo decidiu cancelar o Carnaval de rua deste ano. A decisão se deve ao aumento de casos de coronavírus causados pela variante ômicron e à epidemia de influenza.

A Secretaria de Saúde afirmou ainda que não é recomendável fazer o evento em Interlagos, como havia sido aventado.

No início de dezembro, a Vigilância Sanitária já havia aconselhado o prefeito a não realizar a festa de Réveillon na Avenida Paulista, e o evento acabou cancelado.

Na última terça (4), o prefeito Ricardo Nunes disse à coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, que a prefeitura estudava transferir o desfile de blocos de Carnaval, que arrastam multidões às ruas, para o Autódromo de Interlagos. Essa, segundo ele, era uma das soluções estudadas “para garantir a segurança sanitária na cidade e, ao mesmo tempo, a realização da festa, que gera milhares de empregos”.

Na quarta (5), o secretário Edson Aparecido afirmou que os primeiros dados analisados pela Covisa mostraram que o grau de disseminação da variante ômicron do novo coronavírus segue um gráfico que aponta para um rápido crescimento de contágio em um curto espaço de tempo.

A pressão para o cancelamento da folia na capital veio também do governo estadual. Ainda na quarta-feira, o médico João Gabbardo, coordenador do comitê científico que aconselha a gestão João Doria nas decisões para o combate à pandemia, disse que “é impensável manter o Carnaval de rua sem controle de vacinação”.

Da Gazeta de SP