Capivaras são mortas em represa da região. Suspeita é de envenenamento

O setor de Zoonoses de Ibiúna investiga a hipótese de que as capivaras encontradas mortas às margens da represa de Itupararanga, na região de Piedade, tenham sido envenenadas. O caso foi registrado nesta quinta-feira (6), quando moradores da região encontraram pelo menos 16 animais sem vida.

De acordo com a veterinária do órgão, Gislaine Martins, as capivaras foram achadas mortas em uma área de plantação perto de uma lavoura e a hipótese de envenenamento é investigada, já que os animais causam prejuízos ao se alimentarem da lavoura.

“Existem algumas possibilidades que a gente considera, uma delas é envenenamento, porque há uma área de plantação próxima daqui e, às vezes, acontecem alguns conflitos porque eles se alimentam de repolhos e afins”.

Apesar da suspeita, o setor de Zoonoses não descarta outras possíveis causas da mortes das capivaras em Piedade. “Existem também algumas doenças infecciosas que podem causar a mortalidade em grande número”, acrescenta a veterinária.

Urubus também morreram

As capivaras mortas às margens da represa e dentro da água atraíram dezenas de urubus, que morreram em seguida. A suspeita é que as aves tenham morrido após comer a carne dos roedores.

Os animais mortos foram retirados do local pelo Setor de Zoonoses e devem ser encaminhados a um laboratório na capital para análise.

“A gente está vendo quais laboratórios podem nos assistir agora, para levá-las, podem elas são grandes. Um animal adulto pode chegar até a 100 kg. Então, estamos fazendo uma força tarefa aqui para encaminhar esses animais para análise.”

Em nota, a Prefeitura de Piedade informou que não recebeu nenhuma solicitação formal a respeito do assunto. O caso segue sob investigação.

Do G1