Campanha de vacinação contra gripe H1N1 em Cotia começou nesta segunda

Em Cotia, a campanha de vacinação contra a gripe suína começou na última segunda-feira (4) para profissionais da saúde dos hospitais públicos e privados.

Nesta segunda-feira (11) começou a vacinação para o grupo prioritário, ou seja, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, idosos, doentes crônicos e portadores de outras doenças que comprometam a imunidade.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cotia, Juliana Canassa, até sexta-feira (8) todos os hospitais dos municípios da Grande São Paulo devem receber as doses para a realização de campanhas internas.

A Secretaria da Saúde informa que as pessoas que não fazem parte do grupo prioritário devem ficar atentas às medidas preventivas para que não fiquem muito expostas aos riscos de contaminação. Destaque para as boas práticas da “etiqueta respiratória”, que salienta a importância de cobrir nariz e boca ao tossir e/ou espirrar, além de, manter sempre mãos e braços higienizados.

Saiba mais sobre o vírus Influenza H1N1

O vírus Influenza H1N1, responsável pela gripe suína, é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente, através de tosse ou espirro. Algumas pessoas podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados. Não há registro de transmissão do novo subtipo da Influenza A/H1N1 por meio da ingestão de carne de porco ou produtos derivados.

Quais são os sintomas?

Os sintomas são semelhantes aos da gripe (febre alta e tosse), mas, em alguns casos, o paciente pode apresentar dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarreia e vômitos.

Como prevenir?

A higiene pessoal é a melhor forma de prevenir o contágio. Por isso, lave frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel. Use lenços de papel descartáveis, cubra nariz e boca ao espirrar e tossir; evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; e evite aglomerações e ambientes fechados.

A doença tem tratamento?

Sim, existe remédio por via oral que combate o vírus da Influenza. Outras medidas como repouso, ingestão de líquidos e boa alimentação podem auxiliar na recuperação da sua saúde.