Campanha de vacinação contra gripe começa em abril

A partir da segunda quinzena de março, o Instituto Butantan deve entregar um milhão de doses da vacina contra gripe para o Ministério da Saúde.

No total, a entidade vai encaminhar 80 milhões de vacinas para o Plano Nacional de Imunização. A campanha deve começar em 12 de abril. O diretor do Butantan, Dimas Covas, garantiu que as fábricas tem capacidade para produzir as duas vacinas simultaneamente.

Estudos preliminares têm sugerido que a vacina da gripe poderia potencializar a imunidade contra o coronavírus e reduzir a chance de sintomas graves. A infectologista Raquel Stucchi recomenda o intervalo de 14 dias entre as aplicações, mas diz que não deve haver reações negativas entre as duas fórmulas. “Não é esperado que haja alguma interferência na produção dos anticorpos, tanto da gripe quanto contra o coronavírus. A gente pode tomar vacina da gripe e de pneumonia também”, disse. No ano passado, a campanha contra gripe foi dividida em três fases e chegou a ser prorrogada, durando de março até agosto. São Paulo, por exemplo, atingiu recorde de vacinados: 18 milhões de pessoas procuraram os postos de saúde. A busca foi, em parte, atribuída ao medo causado pelo próprio coronavírus. O Estado garante que está pronto para conduzir as duas campanhas simultaneamente sem causar aglomerações.

A coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde, Regiane de Paula, afirma que o pré-cadastro disponível para a vacinação contra coronavírus otimiza o processo burocrático da vacinação. “Vai gerar, claro demandas maiores, mas essas demandas serão absorvidas tanto pelo Estado quanto pelos municípios. Automaticamente, os dados serão puxados e ao invés de ter que detalhar CPF, nome, endereço, isso já vai estar no sistema, inclusive com o lote da vacina que você vai tomar naquele momento”, afirmou.

O pré cadastro pode ser feito no site vacinaja.sp.gov.br. É importante ressaltar que o pré cadastro não é um agendamento, e quem não o fizer será vacinado da mesma forma. São Paulo garantiu que há agulhas e seringas suficientes para conduzir as campanhas contra gripe e coronavírus ao mesmo tempo. No entanto, o governo pediu que o Ministério da Saúde faça a parte dele e encaminhe 3,4 milhões de unidades ao Estado.

Da JP