Campanha de doação de sangue chega ao centro de Cotia nesta semana

Nos dias 13 e 14 (quinta e sexta), Cotia recebe mais uma vez a campanha de doação de sangue promovida pela ong Amor se Doa. A ação será no Poupashopping, das 10 às 16h, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 833, Vila Monte Serrate, ao lado do Poupatempo.

A campanha “Salve Vidas, Doe Sangue” promovida pela ONG Amor se Doa tem o objetivo de contribuir com os estoques do Hemocentro São Lucas.

A coleta será realizada seguindo todos os protocolos sanitários como distanciamento social, álcool em gel, o uso obrigatório de máscara e limpeza constante dos ambientes.

A campanha recebe doadores de todos os tipos sanguíneos. O procedimento é rápido e simples. O tempo de duração leva em média 20 minutos. O doador passa por cinco etapas: cadastro, pré-triagem, triagem clínica, coleta de sangue e alimentação.

“Uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450/480 ml. Ou seja, é menos de 10% de todo seu sangue. Quem deseja doar sangue vai passar por uma avaliação prévia em ambulatório que tem o objetivo de detectar alguns impedimentos, como doenças, para a doação. Essa entrevista é particular e os dados são mantidos sob total sigilo”, explicam os fundadores do projeto ONG Amor se Doa, Adriano Oliveira e Tiago Borba. Desde o início desse projeto, em 2018, mais de 48 mil vidas foram salvas.

No dia do evento, o doador precisa:

– Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos, precisam de autorização;
– Pesar acima de 52 kg;
– Apresentar documento oficial de identidade com foto;
– De preferência beber bastante água antes da doação e se alimentar bem, evitando apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
– Não estar em jejum;
– Estar descansado;
– Quem fez tatuagem só pode doar após 12 meses;
– Vacina Coronavac – 48 horas após cada dose e demais vacina após 7 dias;
– Pessoas que contraíram coronavírus podem doar sangue após 30 dias.

Para participar é necessário realizar o agendamento prévio no site da campanha, https://linktr.ee/amorsedoa

Com a pandemia as doações de sangue diminuíram bastante. A doação é um gesto de solidariedade e você pode ajudar muitas pessoas. Cada bolsa de sangue coletada pode salvar até quatro vidas.