Campanha contra HPV em meninas começou em Cotia

A Secretaria da Saúde de Cotia iniciou na terça-feira (03) a campanha de vacinação contra o vírus HPV. Meninas entre 9 e 11 anos de idade devem ser imunizadas.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é aplicar a vacina em 80% da população-alvo, o que corresponde a cerca de 4.380 meninas entre 9 e 11 anos.

Cada adolescente precisa tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Cotia, a campanha do ano passado – que tinha como público-alvo meninas entre 11 e 13 anos, conseguiu imunizar mais de seis mil adolescentes na primeira etapa.

As munícipes podem encontrar a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e no SAE- Serviço de Atenção Especializado, na Avenida Rotary, 40, Jardim Nomura.

O HPV (causado pelo Papiloma vírus humano) é uma doença de transmissão predominantemente sexual e pode provocar o aparecimento de verrugas na região genital e anal.  As lesões genitais podem ser de alto risco para desenvolver o câncer do colo do útero.