Câmara aprova projeto que institui o “Cata Treco”, para recolher objetos jogados por munícipes de Cotia

O tão sonhado e prometido Programa Cata Treco, que consiste em recolher dos bairros materiais jogados por munícipes, como sofás, entulhos, materiais diversos, pode virar realidade.

Vereadores de Cotia aprovaram o Projeto de Lei 3/2020, de autoria de Castor Andrade, que institui no município o serviço de coleta diferenciado.

O PL consiste em implantar em Cotia algo que já acontece em várias cidades do interior de São Paulo. O documento explica que os materiais a serem retirados por caminhões especiais e em dias estabelecidos, que muitos cotianos simplesmente jogam no mato, rios e córregos ou deixam em cima das calçadas, como fogões, sofás, geladeiras, pias e vasos sanitários, colchões, pneus, entulhos, dentre outros.

A coleta seria feita por caminhões de uma empresa terceirizada, em dias e horários programados nos bairros e a população, já ciente do agendamento, poderia colocar seus materiais, sem prejuízo para o meio ambiente.

O Programa Cata Treco estava no plano de governo do atual prefeito, apresentado na época das eleições de 2016. O PL foi aprovado e agora vai para o prefeito sancionar ou vetar. Caso aprove, ele tem 120 dias para implantar o programa na cidade.

Por Bruna Santana – Repórter Cotia Agora