Cadela morre e outra é atropelada por causa de fogos de Ano Novo em Cotia

Imbecilidade de muitos causa sofrimento em animais e não há lei que proíba fogos de artifício. Há mais casos relatados nas redes sociais ocorridos em todo o País.

Uma cadela morreu em Cotia após a queima de fogos em comemoração pelo Ano Novo, no último dia 1º. Em relato no Facebook, Thais Siqueira contou que sua cachorra Nina foi vítima de fogos disparados sem responsabilidade. A postagem teve mais de 300 compartilhamentos e pelo milhares de reações dos usuários da rede.

Thais relata que deixou seus animais em casa e pensou que não precisaria se preocupar, pois nem Nina nem seus outros seis cachorros haviam demonstrado medo de fogos. Segundo ela, também não estava programada nenhuma queima de fogos na região.

“Onde moro é tranquilo e nunca tem fogos perto, sempre escutamos barulhos distantes, que nem incomodam”, disse. “Escolhi (morar) aqui pois é um local que tem reservas ecológicas, lugar de preservação ambiental, e todos os vizinhos moradores amam os animais”, afirmou.

Quando voltou para casa, no entanto, encontrou Nina já sem vida. Thais afirmou que uma casa vizinha à dela foi alugada para o feriado e os ocupantes soltaram fogos, que foram parar em seu quintal, piscina e telhado. Ela e o marido decidiram abordar as pessoas que haviam alugado a casa. Eles teriam se defendido e afirmado que haviam soltado poucos fogos.

“Não posso acusar os vizinhos de ter sido proposital. Porém, como eu falei para eles, aqui não é local para isso, as pessoas que aqui moram vieram pelo sossego do lugar.” Em seguida, ela e o marido conferiram as imagens das câmeras de segurança da casa e constataram que os fogos haviam caído em sua propriedade — as imagens também foram publicadas no Facebook.

Thais agora luta pela conscientização. “A Nina se foi, mas me deixou uma missão. Ela era tão intensa, líder, forte, guerreira, e agora preciso fazer minha parte por ela, e por todos os casos que estou conhecendo por causa dela, pessoas estão me mandando mensagens pedindo apoio.”

Com posts em grupos nas redes sociais e homenagens a Nina perto de sua casa, Thais espera convencer, com um “trabalho de formiguinha”, como ela mesma define, sobre o perigo dos fogos para os animais domésticos.

laylaCadela atropelada

Outro relato triste vem de Luciana Siqueira, que apesar do mesmo sobrenome de Thais, não são parentes. Ela, que mora na Granja Carolina, em Cotia, conta que os fogos do Ano Novo assustaram sua cadela Layla, que saiu correndo para a rua e foi atropelada. Em sua rede social, desabafou: E assim começamos o ano. A parte triste é que a Layla saiu na rua, se assustou com os fogos e aconteceu isso. Algum maldito atropelou ela. Sabe o que é de se ficar mais indignada? É ver que o monstro que fez isso com um animal poderia fazer isso com um Ser Humano e ter deixado ir embora sem nenhum cuidado”.

Da Redação do Cotia Agora c/ Veja