Cachorros pessimistas podem ter ansiedade da separação

Um estudo revela que, assim como as pessoas, os cachorros também têm visões diferentes sobre das coisas que os cercam, com alguns animais indicando ter uma percepção mais otimista enquanto outros se mostram mais pessimistas.

Assim, enquanto os cachorros pessimistas podem eventualmente enxergar um dia chuvoso como um dia sem passear com o dono, os otimistas podem ver a mesma situação como uma oportunidade para ficarem deitados ao lado do dono e se alegrarem com isso.

O diretor do Grupo de Pesquisa em Bem Estar Animal da Escola Veterinária da Universidade de Bristol, Prof. Mike Mendel, comenta no site da Universidade como os estudiosos em comportamento animal estão chegando a conclusões nesse sentido:

“Todos nós temos a tendência de achar que os nossos animais de estimação e outros animais têm emoções similares às nossas, mas não temos como saber isso de forma direta, por que as emoções são sentimentos privativos. Mas, podemos usar os resultados de pesquisas sobre psicologia humana para desenvolver novas maneiras de medir a emoção animal.”.

Existe uma íntima relação entre a maneira que os cães enxergam a vida e o seu estado emocional. Dessa forma, tal percepção também afeta como o cão lida com os momentos em que seu dono não está por lá.  De acordo com um estudo publicado no Journal of Current Biology, um cachorro pessimista tem mais chances de latir, uivar e destruir as coisas quando fica sozinho em casa do que um cachorro otimista.

Como saber se o cão é um cachorro pessimista?

Para testar se um cachorro era pessimista ou otimista, os pesquisadores do estudo foram a um abrigo e escolheram 24 cachorros de diferentes raças. Os cachorros escolhidos brincaram individualmente com um pesquisador por 20 minutos.  No dia seguinte, o pesquisador trouxe cada cachorro de volta para sala, mas os deixou sozinho por cinco minutos enquanto uma câmera gravava a reação dos cães.

Além desse teste inicial, os pesquisadores posicionaram um pote de ração com comida em um canto da sala e ensinaram os cachorros a fazerem uma associação positiva entre o pote e a comida. Em outro canto da sala, eles posicionaram um pote vazio.

Assim, os cachorros sabiam que, quando o pote estava em um determinado canto da sala, ele sempre estaria cheio e que, quando ele estava no outro canto, ele sempre estaria vazio.  Mas quando os pesquisadores posicionaram o pote aleatoriamente na sala, cada cachorro reagiu de uma forma diferente.

Alguns corriam para ver o que estava dentro do pote independente do canto, torcendo para encontrar comida por lá, enquanto outros andavam lenta e despreocupadamente, como se não estivessem esperando encontrar nada no pote.

Os cachorros mais rápidos e com vontade de olhar no pote foram classificados como otimistas pois esperavam encontrar comida dentro dele.  Os cachorros mais lentos foram caracterizados como pessimistas, pois, de antemão, não esperavam encontrar comida no pote.

Pela pesquisa, somente foi possível verificar se o cachorro era otimista ou pessimista com relação a essa situação.  Porém, uma vez que outros estudos indicam que o cérebro do cachorro funciona de forma similar com o nosso e que eles provavelmente sentem emoções equivalentes, é possível suspeitar que eles tenham certo ponto de vista sobre o que está para acontecer em suas vidas.

Quais são as consequências de ter um cachorro pessimista?

Os cachorros classificados como mais otimistas pela pesquisa acima ficavam mais tranquilos quando deixados em casa sozinhos e tinham menos ansiedade da separação.

“Mais ou menos metade dos cachorros no Reino Unido podem, em algum momento, exibir comportamentos relacionados à ansiedade da separação – fazer xixi no lugar errado, latir e destruir objetos dentro da casa – quando estão longe dos donos.  Nosso estudo sugere que cachorros que têm esse tipo de comportamento também tendem a fazer julgamentos pessimistas.” – Prof. Mendel

Um cachorro pessimista tende a não ficar bem sozinho e a exibir mais problemas de comportamento quando está longe do dono. Caso você tenha um cachorro pessimista, existem formas de você trabalhar esse aspecto no seu cão, principalmente através de aumento de confiança e também de associações positivas. Além disso, há diversas coisas que você pode fazer para acalmar o cachorro quando ele ficar sozinho.  De maneira geral, saber como o seu cachorro enxerga a vida é um primeiro passo importante para atentar com o fim de para mantê-lo feliz na sua casa.

Do Linkanimal.com.br