Brasil é o 5° país que mais mata mulheres no mundo

Segundo o estudo “Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres”, o Brasil é atualmente o 5° país onde mais se matam mulheres do mundo.

O estudo divulgado nesta segunda-feira (09) foi produzido pelo sociólogo argentino Julio Jacobo Waiselfisz, pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso), e analisa dados oficiais nacionais, estaduais e municipais sobre óbitos femininos no Brasil, entre 1980 e 2013, passando por registros de atendimentos médicos.

Segundo o documento, entre 1980 e 2013 foram assassinadas 106.093 mulheres no país, sendo que o Brasil tem uma taxa de 4,8 homicídios para cada 100 mil mulheres, enquanto a média mundial é de 2/100 mil habitantes. Dados também mostram que 50,3% das mortes violentas de mulheres no Brasil são cometidas por familiares e 33,2% por parceiros ou ex-parceiros.

Embora o estudo tenha divulgado as capitais com o maior índice de assassinatos de mulheres – Vitória (ES), Maceió (AL) e João Pessoa (PB) ocupam as primeiras posições – os maiores índices de homicídios femininos são registrados em pequenos municípios, como Barcelos (AM), que com uma população feminina média de apenas 11.958, registrou 45,2 homicídios por dez mil mulheres.

De acordo com Julio Jacobo, o machismo predominante no país ainda é o maior responsável pelos homicídios femininos. “A influência do machismo nessas mortes é muito grande porque no Brasil, até pouco tempo, havia uma justificativa legal para o homem matar uma mulher que o traísse, por exemplo. É uma questão cultural que você não muda como quem muda de roupa. O Brasil é uma sociedade extremamente patriarcal”, afirma.

Veja abaixo um quadro com alguns dados do estudo.

bbc

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da BBC