Bombeiros de Cotia e cidades da região vão atuar nos resgates em Brumadinho

Bombeiros que atuam nos postos de Cotia, Osasco, Barueri e Santana de Parnaíba vão atuar no resgate às vítimas do rompimento de barreira de mineração da empresa Vale em Brumadinho, Minas Gerais.

Uma equipe com sete homens que atua no 18º Grupamento de Bombeiros – comando da corporação na região – incluindo ainda soldados da unidade de Taboão da Serra – embarcaram na noite desta quarta-feira. Eles vão substituir parte da equipe de bombeiros paulistas que já está na região há uma semana, também participando das buscas por corpos entre o rejeitos.

A tragédia deixou 332 mortos. De acordo com o 1º tenente Vinicius Fontes, comandante do posto de Osasco do 18º Grupamento, equipes de bombeiros estão de prontidão, em todo o Estado, desde o acidente, há 13 dias, para atuar nos resgates. E os grupos são enviados para missões de, em média, sete dias. “Foram escolhidos soldados com formação e curso para resgates. Embora nossa especialidade seja resgate de vítimas de estruturas colapsadas, como escombros, nossos conhecimentos também podem ajudar nas buscas entre o rejeito de lama”, explica.

“Além disso, são destacados bombeiros que tenham formação como motoristas, caso seja necessário também desempenhar essa atividade”, completa. Segundo o comandante, devido à gravidade da situação, o Corpo de Bombeiros de São Paulo envia até alimentos para suas equipes no local. “Não podemos depender dos serviços locais, que já estão muito debilitados. Temos que chegar para resolver. Então, os soldados também já estão levando barracas, sacos de dormir e todo equipamento necessário para o trabalho”, explica.

Uma segunda equipe, também do 18º Grupamento e que será comandada pelo próprio tenente Fontes já está de prontidão para seguir a Brumadinho, quando o primeiro time retornar.

Por Erica Celestini – Webdiario