Blocos de Carnaval da Vila Madalena terão de encerrar folia às 20h

Os blocos carnavalescos que desfilarem na Vila Madalena e em Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, terão de encerrar a folia às 20h.

Nesse horário, o som terá de ser desligado. Essa é uma das regras definidas pela Subprefeitura de Pinheiros com representantes dos blocos. Elas foram publicadas nesta sexta (22) no “Diário Oficial” da cidade.

No ano passado, os dois bairros receberam milhares de foliões, o que causou reclamações entre os moradores. Por causa disso, a prefeitura transferiu os blocos maiores, como o Sargento
Pimenta e o Bangalafumenga, para a Avenida Santos Dumont (zona norte) ou para a região do Ibirapuera (zona sul).

Restaram em Pinheiros e na Vila Madalena apenas os blocos dos bairros, que terão de cumprir as regras. Eles deverão ter, no máximo, 20 mil pessoas e não poderão passar por ruas estritamente residenciais e com hospitais.

Também está proibido desfilar em algumas vias dos bairros, como a avenida Sumaré e as ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde.

As mudanças agradaram aos moradores. “Essa foi uma vitória muito grande, mas ainda não foi a ideal. Acho que o Carnaval deveria acontecer só de dia”, afirma Cássio Calazans, 58, presidente da Sociedade Amigos da Vila Madalena.

Para o organizador do bloco Volta Amélia, Jesus Russo, 55, encerrar o carnaval às 20h na Vila Madalena é muito cedo. “Vamos ter que cumprir a norma, porque podemos ser multados. Mas acho que poderia terminar pelo menos às 22h”, diz.

Nas outras regiões da cidade, os blocos terão de encerrar a folia às 22h.

A Subprefeitura de Pinheiros afirmou que o bloco carnavalesco que descumprir o horário de encerramento da folia será punido. Russo, organizador do bloco Volta Amélia, diz que a multa é de R$ 10 mil por infração, mas a gestão Fernando Haddad (PT) não divulgou o valor.

Em relação à quantidade de pessoas, será considerado o número de participantes do ano passado que está no cadastro dos blocos.

Para o presidente da Associação dos Blocos, Candinho Neto, não é possível multar. “A gente não tem CNPJ, como vai fazer?”, questionou.

PRÉ-CARNAVAL

Blocos de rua começam o esquenta do Carnaval paulistano neste domingo (24). Com o tema “De todo jeito nos gusta”, o Acadêmicos do Baixo Augusta inicia a festa a partir das 16h no Mirante Nove de Julho, atrás do Masp, na região central. No mesmo horário, as Virgens do Minhocão animam o elevado no centro da capital.

Do Blog Alalaô